O IAB RS também foi um espaço importante de resistência à ditadura e grande incentivador das relações da arquitetura com as artes, a música e outras manifestações sociais.
Hoje, IAB é o representante do Brasil na UIA- União Internacional de Arquitetos, organismo vinculado à ONU – e organiza e defende a realização de Concursos Públicos para a contratação de obras públicas. O Instituto também exerceu sua liderança com enorme êxito concluindo com sucesso a cinquentenária luta pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – e pela autonomia e independência da profissão.
"Queremos recuperar e ampliar nossa atuação na defesa da cidade e do seu desenvolvimento sustentável e justo, assim como ações de valorização da arquitetura e de fomento da cultura arquitetônica", destaca Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB RS.
A entidade conta com representação no interior do Estado com núcleos em funcionamento nas cidades de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Vinhedos (Bento Gonçalves), Torres e Litoral Norte, além do recém-criado núcleo em Frederico Westphalen e das comissões provisórias em Santa Cruz do Sul e Região das Hortênsias.