Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

6ª edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Frente aos processos bastante conturbados de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, a sexta edição do micro festival de caminhadas terá como tema “os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana“, entendendo que é urgente aproximar a população deste importantíssimo debate, abrindo diferentes frentes de resistência, tanto nas esferas jurídicas e administrativas, quanto no campo social, repactuando uma cidade desejável, muito além do modelo de cidade neoliberal orientada ao consumo e ao individualismo que setores da Administração Pública e da iniciativa privada querem nos impor.

Como a ativista, jornalista e urbanista Jane Jacobs opinaria frente ao processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, e que comentários ela faria sobre as diversas camadas históricas deixadas no ambiente construído?

Assim como nas edições anteriores, pretendemos utilizar as caminhadas como instrumentos de Pedagogia Urbana, auxiliando para que cada pessoa da massa cidadã se entenda como especialista da sua própria experiência de fruição pela cidade e que pode expandir suas habilidades e conhecimentos para tornar-se ativa – individualmente e organizada coletivamente – nos processos de tomada de decisão dos rumos da cidade.

“os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana”

Na sexta edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre teremos três dias de caminhadas e encontros para observar/discutir/experimentar as diferentes transformações do território dentro da cidade:
Na sexta-feira, dia 19 de maio, teremos a já conhecida “Abertura Festiva” no início da noite. No sábado 20/05 teremos caminhadas ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite. No domingo 21/05 teremos caminhadas nos turnos da manhã e tarde e no comecinho da noite teremos uma sessão comentada do documentário “Citizen Jane: Battle for the City” do diretor Matt Tyrnauer – que conta a vida da escritora e ativista urbana Jane Jacobs e a luta para salvar os bairros históricos de Nova York a partir dos planos de remodelação do engenheiro Robert Moses na década de 1960 – também retratado por Marshall Berman no livro “Tudo que é sólido se desmancha no ar”.

Não será uma edição feita por e para especialistas. Muito pelo contrário! O foco é promovermos experiências compartilhadas e multitemáticas a partir do empirismo de todas as pessoas.

Importante!
As atividades da programação são gratuitas e podem ser feitas por todas as pessoas, sem restrição.

 

Entre em contato pelo WhatsApp para facilitar comunicação no dia das caminhadas
Acesse apertando aqui: https://chat.whatsapp.com/E5rDu6Vat6t4g3ZPb8nxH3

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →