6ª edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Frente aos processos bastante conturbados de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, a sexta edição do micro festival de caminhadas terá como tema “os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana“, entendendo que é urgente aproximar a população deste importantíssimo debate, abrindo diferentes frentes de resistência, tanto nas esferas jurídicas e administrativas, quanto no campo social, repactuando uma cidade desejável, muito além do modelo de cidade neoliberal orientada ao consumo e ao individualismo que setores da Administração Pública e da iniciativa privada querem nos impor.

Como a ativista, jornalista e urbanista Jane Jacobs opinaria frente ao processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, e que comentários ela faria sobre as diversas camadas históricas deixadas no ambiente construído?

Assim como nas edições anteriores, pretendemos utilizar as caminhadas como instrumentos de Pedagogia Urbana, auxiliando para que cada pessoa da massa cidadã se entenda como especialista da sua própria experiência de fruição pela cidade e que pode expandir suas habilidades e conhecimentos para tornar-se ativa – individualmente e organizada coletivamente – nos processos de tomada de decisão dos rumos da cidade.

“os efeitos de um Plano Diretor na vida cotidiana”

Na sexta edição das Caminhadas da Jane (Jacobs) em Porto Alegre teremos três dias de caminhadas e encontros para observar/discutir/experimentar as diferentes transformações do território dentro da cidade:
Na sexta-feira, dia 19 de maio, teremos a já conhecida “Abertura Festiva” no início da noite. No sábado 20/05 teremos caminhadas ao longo dos turnos da manhã, tarde e noite. No domingo 21/05 teremos caminhadas nos turnos da manhã e tarde e no comecinho da noite teremos uma sessão comentada do documentário “Citizen Jane: Battle for the City” do diretor Matt Tyrnauer – que conta a vida da escritora e ativista urbana Jane Jacobs e a luta para salvar os bairros históricos de Nova York a partir dos planos de remodelação do engenheiro Robert Moses na década de 1960 – também retratado por Marshall Berman no livro “Tudo que é sólido se desmancha no ar”.

Não será uma edição feita por e para especialistas. Muito pelo contrário! O foco é promovermos experiências compartilhadas e multitemáticas a partir do empirismo de todas as pessoas.

Importante!
As atividades da programação são gratuitas e podem ser feitas por todas as pessoas, sem restrição.

 

Entre em contato pelo WhatsApp para facilitar comunicação no dia das caminhadas
Acesse apertando aqui: https://chat.whatsapp.com/E5rDu6Vat6t4g3ZPb8nxH3

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →