“O direito à Arquitetura e o Conselho dos Arquitetos no Brasil” Em continuidade ao que se consolida como um marco referencial na agenda dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Paraná, com a iniciativa da Câmara de Arquitetura do CREA PR e o apoio do Sindarq, o IAB PR realizará no dia 19 de novembro de 2005, na Cidade de Curitiba, o 6º Encontro de Arquitetos do Paraná, cujo tema será “O direito a Arquitetura e o Conselho próprio dos Arquitetos no Brasil“. As Entidades que compõem o Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – ASBEA, Federação Nacional dos Arquitetos – FNA e Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB) juntamente com representantes da Federação Pan-Americana de Arquitetos – FPAA, da União Internacional de Arquitetos- UIA, das Entidades do Cone Sul – Argentina, Paraguai e Uruguai, bem como de representantes do meio acadêmico e parlamentares, apresentarão as questões relativas à formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Arquitetura não é tão somente uma ciência exata como a conhecemos, ou social e aplicada como a denomina o CNPq. Necessita à sua classificação de um novo termo científico, generalista e abrangente na sua complexidade, diferenciado das profissões especialistas. Ao tratar das questões técnicas, construtivas e estéticas, lida com a complexidade dos espaços e suas implicações com a experiência humana. Grande parte dos países na América do Sul, como o Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e Venezuela, bem como o México, Estados Unidos, Inglaterra, Franca, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha e Japão, que são ligados à UIA – órgão máximo dos arquitetos-, tratam a classe por meio de seus Conselhos próprios.
Arquitetura não é modalidade complementar de outra matéria, como assim a tratam os conselhos “multi-profissionais”. No Brasil a arquitetura é tratada por um sistema que congrega mais de 200 profissões, onde iguala suas deliberações, independente das capacitações de sua formação.
É responsabilidade das entidades que representam os arquitetos priorizarem ações de esclarecimento junto à sociedade, em relação à atual estrutura do Sistema CONFEA CREA, propondo mudanças que propiciem o pleno exercício profissional, garantindo o direito a Arquitetura para toda a sociedade brasileira.
O CAU certamente implicará na melhoria da habitabilidade os espaços construídos e da qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Arquiteto João Virmond Suplicy Neto
Presidente do IAB PR e Representante do Brasil na FPAA
Inscrições e mais informações: www.iabpr.org.br (http://www.iabpr.org.br/) | iabpr@iabpr.orb.br (mailto:iabpr@iabpr.orb.br) | 41 3243-6464
Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS
A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.