Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

A arquitetura da Croácia e Eslovênia na pauta do IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A noite estava fria e chuvosa, mas mesmo assim o Ponto de Cultura Solar do IAB recebeu no dia 08 de julho diversas pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a Croácia e Eslovênia, no evento "Viagem de Arquiteto". No telão, foram exibidas milhares de fotos com ângulos interessantes das principais cidades e paisagens dos dois países ex-integrantes da Iugoslávia. O palestrante da noite foi o arquiteto Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB RS, que esteve recentemente na Europa, e mostrou em sua palestra porque vale a pena conhecer esta região. A rica história e a beleza natural, mas também os bons exemplos de cuidado com o espaço público e arquitetura de qualidade foram temas da apresentação.
Holzmann contou que encontrou nos dois países a prática de priorizar o pedestre, a cidade e o espaço público. Segundo ele, o transporte público é de alta qualidade, e nos centros das cidades não circulam carros em horários diurnos.  “De 1994 para cá ocorreram muitas mudanças positivas neste sentido” observou o arquiteto que esteve por lá pela segunda vez. “Existe uma atenção para o espaço público, com obras contemporâneas e também de recuperação de edificações históricas”, complementou. Segundo ele, outro ponto interessantes é que possível encontrar muitas obras de arte nos espaços públicos. 
O arquiteto contou que toda a população prioriza o uso da bicicleta como meio de transporte rápido dentro das ciclovias. “Percebemos a construção de ciclovias em vários tipos de lugares, algumas nas calçadas outras juntas ao meio fio, sem muito critério, mas eficientes”, explicou.
Confira mais fotos do evento no Facebook do IAB RS.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →