A importância das atividades acadêmicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Muitas pessoas têm perguntado porque o IAB-RS voltou a se preocupar com a formação profissional, reativou a Comissão de Ensino e tem incentivado a criação de um Fórum de Escolas de Arquitetura. É fácil responder. Da qualidade de ensino depende diretamente o bom nível do exercício profissional. É nas atividades acadêmicas que se espera que o futuro arquiteto aprenda não apenas as regras básicas do projeto, mas lhe seja permitido ampliar os horizontes de sua criatividade muito além dos limites que a realidade lhe permitirá. E dependerá da forma como os professores organizam os cursos, a obtenção desses resultados sem que se perca o contato com o real. Este contato do criativo com o concreto acarreta uma pesquisa profunda do que já se fez, das condições atuais e do desenvolvimento da tecnologia e a prospecção das possibilidades futuras. O melhor momento para que essa busca seja realizada, conjuntamente por mestres e estudantes, são os exercícios acadêmicos. E os resultados obtidos não deveriam ficar restritos aos âmbitos universitários, mas ser passados abertamente ao benefício da sociedade. Quando essa sociedade começa a por em dúvida a qualificação dos nossos profissionais, buscando gente de fora, o IAB-RS se interessa em saber realmente como está o ensino. Arq. Alberto Pereira Filho

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →