
Para acompanhar ao vivo os debates do Seminário Q+50, que inicia hoje, às 17h, em Rio Grande CLIQUE AQUI.
Para acompanhar ao vivo os debates do Seminário Q+50, que inicia hoje, às 17h, em Rio Grande CLIQUE AQUI.
A delegação do IAB RS foi composta pelas co-presidentes Bruna Tavares, Clarice de Oliveira e Jéssica Neves, e os conselheiros superiores Inês Martina Lersch, Natan Arend e Lídia Gomes Rodrigues (representando o núcleo de Santa Maria).
Ex-presidente do IAB RS, o professor aposentado Günter Weimer, que lecionou na Arquitetura da UFRGS, PUCRS e Unisinos, visitou a exposição do artista visual Erico Santos sobre os prédios históricos de Porto Alegre.
Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.
A nova construção no Centro Histórico foi criticada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) durante entrevista concedida ao repórter Guilherme Gonçalves, da Zero Hora. A arquiteta e urbanista Clarice Oliveira, copresidente da entidade, diz que esse tipo de construção atrapalha a ventilação e a iluminação em parte do bairro.
As atividades ocorreram no sábado, dia 24 de maio, e contou, ainda, com roda de conversa e oficina
Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.
O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.
O documento alerta para violações legais e impactos urbanísticos, ambientais e sociais.