Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Antônio Prado: incêndio destrói importante edificação do patrimônio brasileiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na madrugada do dia 22 de outubro, um incêndio consumiu uma edificação importante do conjunto tombado pelo IPHAN, no centro da cidade de Antônio Prado, RS. A casa de madeira, característica das construções de imigrantes italianos, estava situada na esquina da Av. Valdomiro Bocchese com a R. Osvaldo Hampe, um dos pontos imobiliários de maior valor comercial da cidade, e encontrava-se em fase de Levantamento Cadastral planialtimétrico para projeto de restauro. Há indícios de incêndio criminoso, já que foram encontrados no local um frasco com líquido combustível e um “Boa Noite” (repelente para mosquitos). A Superintendente do IPHAN Ana Lucia Meira e o chefe da área técnica Eduardo Hahn estiveram pessoalmente no local, e acionaram as polícias Civil e Federal para investigar o caso. O arquiteto Iran Rosa, Editor Responsável do IAB-RS, se manifestou sobre o assunto: “…é preciso atentar o quanto mais necessário for ao patrimônio brasileiro e da humanidade. É uma vergonha para o país não termos condições de preservá-lo e mais lamentável ainda é não termos sequer condições de salvá-lo! Existem casos monumentais no mundo para mostrar (não-mostrar, pois já não existem mais…) o quão é importante e fundamental preservar a memória da humanidade! A atenção e ação de todos, cidadãos e governantes, ao patrimônio, à vida e memória numa consciência inequívoca é o nosso desejo e nossa ambição. Aqui no Rio Grande do Sul, aqui no Brasil, aqui no planeta.” O presidente do IAB-RS, arquiteto José Albano Volkmer, lamentando o sinistro, anuncia o próximo editorial: “por mais que se averigüem as causas, um valioso bem já está perdido”, onde questiona: “como está o nosso patrimônio?!”, prosseguindo:
“Diante de tal absurdo o IAB-RS conclama a todos e as Instituições Públicas responsáveis pelo patrimônio cultural, particularmente a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, bem como a comunidade rio-grandense, para somar esforços para elucidar este lamentável ato de destruição do patrimônio edificado nacional. Por mais que se averigüem as causas, um valioso bem já está perdido. Digno acervo do patrimônio cultural da imigração italiana no Rio Grande do Sul, lamentavelmente para sempre jogado no lixo da história, deixa mais uma chaga aberta na memória dos diversos segmentos étnicos formadores da cultura brasileira, dentre outros bens já destruídos e de inestimável valor da mesma cidade gaúcha.
Até quando teremos de assistir atônitos tais atos de insanidade social e cultural? Em nome de que valores são praticados atos de vandalismo ao patrimônio do Brasil? Deseducação e desvirtuamento de valores imateriais dos responsáveis é o diagnóstico que pode ser feito deste ato de loucura, cuja suspeita de crime está sendo investigada. O povo de Antônio Prado e a comunidade brasileira não mereciam mais este atentado ao desenvolvimento cultural de nosso país. Esperamos, pois, o devido esclarecimento e o cumprimento da legislação regulamentadora da Constituição da República Federativa do Brasil, no interesse maior dos cidadãos brasileiros”.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →