Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Anunciados os projetos premiados no Concurso Arquitetônico para expansão do SENGE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na noite desta terça-feira (27/05), foram divulgadas as cinco melhores propostas e uma menção honrosa eleitas pela Comissão Julgadora do Concurso Nacional de Projetos Arquitetônicos para expansão do SENGE. A cerimônia contou com a presença das diretorias do SENGE e do IAB-RS, participantes do projeto e parceiros das entidades realizadoras.

Conheça os projetos e as equipes premiadas:

1º Lugar:

Arquiteto Titular:
Rochelle Rizzotto Castro – Porto Alegre/RS

Pessoa Jurídica:
Studio Paralelo Arquitetura e Design Ltda

Co-Autores:
Arq. Luciano Rocha de Andrades, Arq. Silvio Lagranha Machado, Arq. Elisa Toschi Martins, Arq. Cassio Orlandi Sauer, Arq. Andres Gobba, Arq. Matias Carballal, Arq. Maurício Lopez

Colaboradores:
Arq. Camilla Pereira, Acad. Maurício Muller, Acad. Isabella Madureira, Acad. Lucas Schneider Zimmer, Acad. Ignacio de la Vega, Acad. Diego Morera, Arq. Pablo Courreges, Arq. Alexis Arbelo, Designer Gráfico Aldo Lanzi, Acad. Emilliano Lago, Acad. Elisa de Sierra, Acad. Daniel Espinoza

Consultores:
Solé Associados (projetos especiais de eng e arq), Eng. Sebastián Dieste (RDA ingeniería), Eng. Martín Reina (RDA ingeniería/complementares)

Conheça o projeto.

2º Lugar:

Arquiteto Titular:
Renato Dal Pian – São Paulo/SP

Pessoa Jurídica:
Dal Pian Arquitetos Associados Ltda

Co-Autores:
Arq.Lilian Dal Pian

Colaboradores:
Arq. Carolina Freire, Arq. Carolina Fukumoto, Arq.Carolina Tobias, Arq.Natalie Tchilian, Acad. Luis Taboada

Consultores:
AFA CONSULT -Engenharias e Conforto Térmico, Arq. Miguel Muralha-Imagens 3D, Arq.Sergio Zancopé-Imagens 3D

Conheça o projeto

3º Lugar

Arquiteto Titular: Ana Cristina Castagna – Porto Alegre/RS

Pessoa Jurídica:
Castagna Incorporações e Construções LTDA

Co-Autores:
Anna Carolina Manfroi, Anderson Dall'Alba, Camila da Rocha Thiesen, Diogo Erdman Valls, Gabriel Lima Giambastiani, Jaqueline Ayres Lessa, Maite Vazquez, Mário Guidoux Gonzaga, Martin Pronczuk, Mathias Pereira Sant'Anna, Santiago Saettone

Colaboradores:
Marcelo Donadussi

Consultores:
Multi Projetos, OSPA Arquitetura e Urbanismo, STM Engenheiros Associados

Conheça o projeto

4º Lugar

Arquiteto Titular:
Saul Kaminsky Bernfeld Oliveira – Salvador/BA

Pessoa Jurídica:
Urban Recycle Arquitetura LTDA

Co-Autores:
Arq. Diego Viana Gomes, Arq. Carlos Paiva Corral Perles

Colaboradores:
Eng. Stefano Pisanu, Estagiário. Adalberto Vilela, Estagiário. Andrea Sedona, Estagiário. Orlando Barros, Estagiário. Federica Monti, Estagiário. Thúlio Rodrigues, Arq. Marta Cereceda Castro, Arq. Fidel Saez

Consultores:
Eng. Anderson Laranjeiras – Estrutural/Instalações, Eng. Luciana Barbosa – Planejamento/Qualidade

Conheça o projeto.

5º Lugar

Arquiteto Titular: Ignacio Herrera Garcia – Curitiba/PR

Pessoa Jurídica:
CGL Construção e Incorporação e Empreendimentos LTDA

Co-Autores:
Arq. Gilberto Baroni Junior, Arq. Gabriel Zem Schneider, Arq. Thiago Augustus Prenholato Alves, Arq. João Gabriel Küster Cordeiro, Arq. Giovanni Guillermo Medeiros, Arq. Alexandre Garcia Strozzi

Conheça o projeto

Menção Honrosa

Arquiteto Titular:
Fábio Domingos Batista – Curitiba/PR

Pessoa Jurídica:
GRIFO ARQUITETURA LTDA ME

Co-Autores:
Moacir Zancopé Junior, Vitor Jun Takahashi, Martin Kaufer Goic

Colaboradores:
Fernando Flores Moleta, Thallita Souza, Franco Luiz Faust

Conheça o projeto

Na ocasião, foi inaugurada a exposição no Espaço SENGE reunindo todas as propostas inscritas no Concurso, aberta à visitação pública até o dia 13 de junho, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Expansão: mais espaço para oferecer mais à categoria, à sociedade e à comunidade dos bairros Menino Deus e Azenha

A ampliação da sede do Sindicato vem responder não apenas à crescente demanda do SENGE pela oferta qualificada de serviços aos associados, mas também atender a procura pelos espaços de trabalho, de qualificação e de conveniência oferecidos pelo Sindicato cuja ocupação já está esgotada desde o início de 2014.

A opção por um concurso amplamente divulgado e aberto a profissionais de todo o país atende ao posicionamento da atual diretoria de estabelecer total transparência e imparcialidade neste processo. Também leva em consideração os resultados do estudo encomendado ao Instituto Pesquisa de Mercado (IPM) da Unisinos que trouxe apontamentos importantes para a definição dos objetivos desta ação, colhidos através de entrevistas qualitativas com experts do mercado imobiliário, investidores, autoridades governamentais e também os atuais parceiros de negócios do Sindicato.

Sistema online garante segurança e transparência do concurso

O IAB foi chamado a participar como entidade parceira por estar credenciado por mais de uma década de experiência na organização e desenvolvimento de concursos do gênero em diversas partes do país. Toda a operação foi certificada pelo sistema de gestão SGC, um produto inovador no segmento de gestão de concursos públicos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design. O SGC permite a gestão eletrônica de todos os passos do processo, desde a inscrição até o envio das propostas e a avaliação pela Comissão Julgadora, garantindo o sigilo dos proponentes, segurança dos dados e absoluta transparência. Este sistema já foi utilizado, por exemplo, para a requalificação do Largo do Pelourinho e do Teatro Castro Alves (Salvador-BA), no prédio do Sistema Fecomércio SESC e SENAC (Porto Alegre/RS), a sede do CREA-PR, a Estação Antártica Comandante Ferraz, entre outros.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →