Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Apoio ao grupo UniverCidade em debates sobre Cais Mauá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Cidadãos diretamente interessados na utilização dos espaços públicos urbanos, para a arte, para a cultura, para a educação e para o convívio entre a diversidade de pessoas, participaram no dia 19 de julho do encontro do grupo UniverCidade, que ocorreu na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. A pauta abordou o projeto do Cais Mauá.
Participaram o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, juntamente com a jornalista Kátia Suman, como mediadora; Suzana Pohia, do grupo Defesa da Alegria, Lorena Castillo, do grupo Bloco de Lutas; o vereador Marcelo Sgarbossa, do grupo MobiCidade; e a advogada Jacqueline Custódio, do grupo Chega de Demolir Porto Alegre.
O UniverCidade define-se como um espaço dialogal e coletivo de criação e produção de conhecimento sobre a cidade.  A ideia é Investir no pensar profundo dos usos territoriais da cidade como espaço social comum e produtivo. Pensando a cidade de maneira livre de interesses comerciais e eleitoreiros.
“É uma atividade de movimentação e encontro de pessoas que desejam pensar a agir sobre o território da cidade e seus espaços. São pessoas com desejos de debater os desmandos que estão sendo feitos de forma recorrente na cidade de Porto Alegre e em tantas outras cidades do Brasil”, explica Katia Suman.
O grupo também tem o objetivo de repensar a cidadania, a participação da população no processo de urbanização e planejamento da cidade, motivados pelo grave assunto da privatização do espaço público, em que o melhor patrimônio coletivo está sendo transformado em espaço privado e restrito.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →