APROVAÇÃO DE PROJETOS na PMPA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Fórum das Entidades de Arquitetos do RS encaminham pedido às secretarias de Obras e Planejamento de Porto Alegre
Em 27/jun/2003 reuniram-se com o Eng. Dib, Prefeito em exercício e Presidente da Câmara de Vereadores de POA; Eng. Guilherme Barbosa, Secretário de Obras do município e Eng. Vieira, Secretário de Planejamento; os colegas César Fasoli, presidente do SAERGS, Ronaldo Rezende da AsBEA-RS, Ivânio Sanguinetti e José Carlos Rosa, representante do IAB-RS, levando a demanda “APROVAÇÃO DE PROJETOS”, em que arquitetos de Porto Alegre vêm há tempo reinvindicando mais agilidade e conclusão por parte dos órgãos da PMPA. Segundo Fasoli, “Por demanda da Comissão de Revisão do Código de Edificações, que está há quase dois anos fazendo este trabalho e não chegamos a metade desta legislação, foi solicitado à PGM, um parecer quanto ao entendimento do Art. 15 da L.C. 284/92, que expressa: ‘ O processo administrativo referente às obras em geral, nomeadamente quanto à aprovação de projetos, licenciamento de construção, vistorias prediais e manutenção, será regulamentado pelo Executivo Municipal, em especial quanto a prazos de tramitação e documentação exigida .’ Após longo debate, ficou sugerido que a própria Comissão de Revisão, suspenda os trabalhos de revisão, e através de uma “força tarefa”, com prazo determinado, verifique os artigos que deverão ser analisados pela Prefeitura. Segundo o Sec. Guilherme, será verificado após a análise ao parecer da PGM, a possibilidade desta sugestão. Esta regulamentação seria através de decreto do Executico Muicipal.”

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →