Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

APROVAÇÃO DE PROJETOS na PMPA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Fórum das Entidades de Arquitetos do RS encaminham pedido às secretarias de Obras e Planejamento de Porto Alegre
Em 27/jun/2003 reuniram-se com o Eng. Dib, Prefeito em exercício e Presidente da Câmara de Vereadores de POA; Eng. Guilherme Barbosa, Secretário de Obras do município e Eng. Vieira, Secretário de Planejamento; os colegas César Fasoli, presidente do SAERGS, Ronaldo Rezende da AsBEA-RS, Ivânio Sanguinetti e José Carlos Rosa, representante do IAB-RS, levando a demanda “APROVAÇÃO DE PROJETOS”, em que arquitetos de Porto Alegre vêm há tempo reinvindicando mais agilidade e conclusão por parte dos órgãos da PMPA. Segundo Fasoli, “Por demanda da Comissão de Revisão do Código de Edificações, que está há quase dois anos fazendo este trabalho e não chegamos a metade desta legislação, foi solicitado à PGM, um parecer quanto ao entendimento do Art. 15 da L.C. 284/92, que expressa: ‘ O processo administrativo referente às obras em geral, nomeadamente quanto à aprovação de projetos, licenciamento de construção, vistorias prediais e manutenção, será regulamentado pelo Executivo Municipal, em especial quanto a prazos de tramitação e documentação exigida .’ Após longo debate, ficou sugerido que a própria Comissão de Revisão, suspenda os trabalhos de revisão, e através de uma “força tarefa”, com prazo determinado, verifique os artigos que deverão ser analisados pela Prefeitura. Segundo o Sec. Guilherme, será verificado após a análise ao parecer da PGM, a possibilidade desta sugestão. Esta regulamentação seria através de decreto do Executico Muicipal.”

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →