Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteta Célia Ferraz apresenta palestra sobre Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No próximo dia 22 de março, a partir das 19 horas, acontece a palestra e sessão de autógrafos do livro “Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre: o plano que orientou a modernização da cidade”, de Celia Ferraz de Souza. A publicação da editora Armazém Digital está em sua segunda edição revisada e ampliada. Para a autora, o Plano Geral de Melhoramentos de Porto Alegre de 1914, elaborado pelo engenheiro-arquiteto João Moreira Maciel, orientou a marcha da modernização da cidade, propondo, pela primeira vez de forma organizada e abrangente, os melhoramentos gerais e deixando traços na sua estrutura urbana, que traduzem, hoje, a própria identidade de Porto Alegre. A implantação do Plano de Melhoramentos, feita em diversos tempos, mostra o papel efetivo desse plano. Da década de 1920 à de 1990, a cidade contou com obras provenientes desse plano, no centro da cidade, no seu limite e nas áreas periféricas, sempre representando as marcas da modernização. Modernização e identidade que estão presentes nas obras que vão da Avenida Borges de Medeiros à Avenida Farrapos e da canalização do riacho Ipiranga ao Parque Farroupilha, para citar aqui algumas das maiores referências de Porto Alegre. Assim, partindo de determinadas permanências na cidade, lançadas por um plano urbanístico do passado e implantados ao longo dos anos, a autora busca compreender o papel desse plano no processo que modernizou a cidade. O livro refere-se não só aos avanços do urbanismo em Porto Alegre, destacando-a como uma das primeiras cidades a apresentar um plano urbanístico de caráter geral, mas também ao inicio da trajetória de modernização que vai transformar e marcar a estrutura urbana da cidade ao longo do século XX. Por ter como característica dois momentos importantes de um mesmo processo, o trabalho está dividido em duas partes: a primeira refere-se à concepção do Plano no contexto da época; e a segunda corresponde à sua fase de implantação. Sobre a palestrante: Celia Ferraz de Souza é arquiteta pela Universidade Mackenzie, SP, mestre em Planejamento Urbano, pelo PROPUR–UFRGS, e doutora em Arquitetura e Urbanismo, pela FAU-USP. Professora na Faculdade de Arquitetura da UFRGS e no PROPUR. Atua em pesquisa na área da história da Cidade e do Urbanismo. Publicou livros como Porto Alegre e sua Evolução, com Doris Maria Müller, Imagens Urbanas, com Sandra Jatahy Pesavento e Contrastes Regionais e Formações Urbanas, além de outros. Pertence a rede nacional de pesquisa Urbanismo no Brasil e coordena os grupos de pesquisa “Urbanismo Brasileiro-RS” e “Cidades do Brasil Meridional: Espaço e Tempo”.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →