Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A profissional, falecida em 2010, foi a primeira mulher presidente da entidade.  

Esse ano, o IAB RS deu início ao projeto Acervo Documental Enilda Ribeiro, com patrocínio do CAU/RS. 

 

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Formada no curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do RS, em 1950, Enilda foi uma das responsáveis pelo movimento Por Uma Faculdade de Arquitetura (P.u.f.a), que originou o primeiro curso superior de Arquitetura independente no Estado, criado em 1952, na URGS. Em 1953, em parceria com Demétrio Ribeiro, seu companheiro, ela venceu o concurso de anteprojetos para a construção do Colégio Júlio de Castilhos (um dos primeiros prédios modernistas da Capital). Entre 1980 e 1981 presidiu o IAB RS, a primeira mulher à frente da entidade. 

Conforme explica Bruna Tavares, o projeto foi desenvolvido nos primeiros três meses de 2024. “A execução técnica foi realizada pela arquivista Jamile Ghisio. É importante falarmos sobre Enilda e sua trajetória como arquiteta, que está atrelada à história do IAB RS, bem como a momentos importante da história do Rio Grande do Sul”, disse.  

A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, apresenta o projeto Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro. Foto Ricardo Rodrigues.

O acervo reúne documentos diversos, como o discurso de posse de 1980, o seu currículo profissional, e fotografias e recortes de periódicos acumulados pela própria Enilda Ribeiro no decorrer de suas atividades profissionais. O projeto reuniu, ainda, documentos da vida civil da arquiteta, como correspondências e documentos pessoais. Eles se configuram como uma importante fonte para pesquisa pelo ativismo em questões pertinentes ao contexto histórico, como documentos dos debates e estudos constituintes identitários dos arquitetos que antecederam a Constituição de 1988. 

O evento ganhou um tom afetivo com a presença de colegas e amigos de Enilda Ribeiro, como Davi Bondar, Arnaldo Knijinik e Salma Cafruni. Esteve presente, também, o neto da arquiteta, Rodrigo de Oliveira Mendes. “Queria agradecer, em nome da família, por ver que toda essa história irá continuar e chegar até outras pessoas. O convívio com ela e meu avô contribuíram muito para eu ser quem sou hoje. A Enilda tinha uma avidez por conhecimento, e onde ela entrava chamava muito a atenção”, relembrou. 

A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, com o neto de Enilda Ribeiro, Rodrigo de Oliveira Mendes. Foto Ricardo Rodrigues.

O arquiteto e amigo de Enilda, Ivan Mizogushi, disse ter ficado muito sensibilizado com a homenagem. “Fui um grande amigo dela e do Demétrio, e gostaria de ver a história de Enilda ganhando ainda mais vida, pois ela teve uma importância muito grande como amiga e profissional, marcando seu espaço naquele universo tão marcado por homens”, enfatizou.  

Ainda na esteira de manter viva a sua memória, de acordo com o diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, existe um projeto para realizar uma exposição com parte do acervo documentado. “Está sim em nosso radar essa e outras atividades, como o sarau da memória, que será um espaço para discutirmos todas essas questões. Temos muito material para mostrar ao público”, antecipou.  

O projeto foi desenvolvido através de edital de patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e possuí como objetivo avançar na organização do Acervo Documental do IAB RS, para disponibilizá-lo a pesquisadores e a profissionais que tenham interesse na trajetória da Arquitetura e do Urbanismo gaúcho por meio da plataforma Tainacan. O conteúdo pode ser acessado para pesquisa no site www.iabrs.org.br, dentro da aba projetos, no link acervo documental Enilda Ribeiro. 

Programação 

A programação continua com o debate Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, no dia 27. Mediado por Bruna Tavares, copresidente do IAB RS e integrante da Comissão Cidades, terá participação da jornalista investigativa Lidiane Blanco; do cientista econômico André Couto Augustin; e da copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky Oliveira. 

Na quinta, dia 28, será exibido o documentário “Vozes da Arquitetura”, às 18h30. Com apoio institucional do CAU/RS e produção da Kafuné, a produção pretende lançar luz sobre as diversas possibilidades do fazer arquitetônico, demonstrando que o arquiteto e urbanista não se ocupa exclusivamente com projetos, mas também com ensino, com atividades políticas, com valorização cultural, com o pensar sobre a sociedade, entre tantas outras frentes. O filme reúne 19 entrevistas com profissionais da cidade de Porto Alegre com atuações diversas dentro do campo da arquitetura e urbanismo. As entrevistas percorrem conversas reflexivas sobre a atuação, os sonhos e a diversidade do fazer arquitetura no seu tempo e lugar. Roteiro e Direção de João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →