Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A profissional, falecida em 2010, foi a primeira mulher presidente da entidade.  

Esse ano, o IAB RS deu início ao projeto Acervo Documental Enilda Ribeiro, com patrocínio do CAU/RS. 

 

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Formada no curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do RS, em 1950, Enilda foi uma das responsáveis pelo movimento Por Uma Faculdade de Arquitetura (P.u.f.a), que originou o primeiro curso superior de Arquitetura independente no Estado, criado em 1952, na URGS. Em 1953, em parceria com Demétrio Ribeiro, seu companheiro, ela venceu o concurso de anteprojetos para a construção do Colégio Júlio de Castilhos (um dos primeiros prédios modernistas da Capital). Entre 1980 e 1981 presidiu o IAB RS, a primeira mulher à frente da entidade. 

Conforme explica Bruna Tavares, o projeto foi desenvolvido nos primeiros três meses de 2024. “A execução técnica foi realizada pela arquivista Jamile Ghisio. É importante falarmos sobre Enilda e sua trajetória como arquiteta, que está atrelada à história do IAB RS, bem como a momentos importante da história do Rio Grande do Sul”, disse.  

A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, apresenta o projeto Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro. Foto Ricardo Rodrigues.

O acervo reúne documentos diversos, como o discurso de posse de 1980, o seu currículo profissional, e fotografias e recortes de periódicos acumulados pela própria Enilda Ribeiro no decorrer de suas atividades profissionais. O projeto reuniu, ainda, documentos da vida civil da arquiteta, como correspondências e documentos pessoais. Eles se configuram como uma importante fonte para pesquisa pelo ativismo em questões pertinentes ao contexto histórico, como documentos dos debates e estudos constituintes identitários dos arquitetos que antecederam a Constituição de 1988. 

O evento ganhou um tom afetivo com a presença de colegas e amigos de Enilda Ribeiro, como Davi Bondar, Arnaldo Knijinik e Salma Cafruni. Esteve presente, também, o neto da arquiteta, Rodrigo de Oliveira Mendes. “Queria agradecer, em nome da família, por ver que toda essa história irá continuar e chegar até outras pessoas. O convívio com ela e meu avô contribuíram muito para eu ser quem sou hoje. A Enilda tinha uma avidez por conhecimento, e onde ela entrava chamava muito a atenção”, relembrou. 

A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, com o neto de Enilda Ribeiro, Rodrigo de Oliveira Mendes. Foto Ricardo Rodrigues.

O arquiteto e amigo de Enilda, Ivan Mizogushi, disse ter ficado muito sensibilizado com a homenagem. “Fui um grande amigo dela e do Demétrio, e gostaria de ver a história de Enilda ganhando ainda mais vida, pois ela teve uma importância muito grande como amiga e profissional, marcando seu espaço naquele universo tão marcado por homens”, enfatizou.  

Ainda na esteira de manter viva a sua memória, de acordo com o diretor cultural do IAB RS, Fabio Albano, existe um projeto para realizar uma exposição com parte do acervo documentado. “Está sim em nosso radar essa e outras atividades, como o sarau da memória, que será um espaço para discutirmos todas essas questões. Temos muito material para mostrar ao público”, antecipou.  

O projeto foi desenvolvido através de edital de patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e possuí como objetivo avançar na organização do Acervo Documental do IAB RS, para disponibilizá-lo a pesquisadores e a profissionais que tenham interesse na trajetória da Arquitetura e do Urbanismo gaúcho por meio da plataforma Tainacan. O conteúdo pode ser acessado para pesquisa no site www.iabrs.org.br, dentro da aba projetos, no link acervo documental Enilda Ribeiro. 

Programação 

A programação continua com o debate Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, no dia 27. Mediado por Bruna Tavares, copresidente do IAB RS e integrante da Comissão Cidades, terá participação da jornalista investigativa Lidiane Blanco; do cientista econômico André Couto Augustin; e da copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky Oliveira. 

Na quinta, dia 28, será exibido o documentário “Vozes da Arquitetura”, às 18h30. Com apoio institucional do CAU/RS e produção da Kafuné, a produção pretende lançar luz sobre as diversas possibilidades do fazer arquitetônico, demonstrando que o arquiteto e urbanista não se ocupa exclusivamente com projetos, mas também com ensino, com atividades políticas, com valorização cultural, com o pensar sobre a sociedade, entre tantas outras frentes. O filme reúne 19 entrevistas com profissionais da cidade de Porto Alegre com atuações diversas dentro do campo da arquitetura e urbanismo. As entrevistas percorrem conversas reflexivas sobre a atuação, os sonhos e a diversidade do fazer arquitetura no seu tempo e lugar. Roteiro e Direção de João Felipe Wallig e Lucas Löff Ferreira Leite.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Outras Notícias

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →