Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteto catalão Josep María Montaner estará em Porto Alegre para o lançamento nacional da obra Arquitectura y Crítica em Latin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O arquiteto catalão Josep María Montaner, doutor e professor de Composição Arquitetônica da Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC), estará nesta sexta-feira, em Porto Alegre, para o lançamento do livro Arquitectura y Crítica em Latino América, no Auditório III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UniRitter, às 10h. Os professores arquitetos Maturino Luz (Coordenador LHTA UniRitter) e Sergio M. Marques (Coordenador Núcleo de Projetos UniRitter), participarão do evento como debatedores.

O Livro Arquitectura y Crítica em Latinoamérica rastreia, em geral, as linhas de pensamento da crítica de arquitetura no contexto latino-americano, centrando-se em alguns dos autores e autoras mais representativos. Mostra como inicia a legitimação do surgimento da arquitetura moderna em cada país, em relação às propostas europeias e norte-americanas e, mais tarde, como se consolidam umas próprias construções da história e das posições teóricas, assim como após a recepção da arquitetura moderna, se realiza sua evolução e superação.

O texto, totalmente novo e inédito, constitui uma continuação do livro Arquitectura y Crítica, publicado pela Editorial Gustavo Gili, cobrindo um vazio e uma dívida pelo altíssimo valor da crítica na América Latina.
O livro se complementa com uma novidade pensada para fazê-lo mais útil e didático: o comentário dos vinte e um livros considerados os mais significativos. A seleção privilegiou os textos mais influentes, com afinidade com aqueles menos acadêmicos e ortodoxos, mais democráticos e sociais, de olhar cosmopolita e aberto ao mundo. Na base do livro, em definitivo, há um diálogo apaixonado entre a cultura da América e Europa.

Josep María Montaner é coordenador, conjuntamente com Zaida Muxí, do Master Laboratorio de La Vivienda del Siglo XXI. Publicou mais de trinta livros, entre eles Después del Movimiento Moderno (1993); La Modernidad Superada (1997); Arquitectura y Crítica (1999); e Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos (2008). Colabora assiduamente com os jornais El país e La Vanguardia, e recebeu o Prêmio Nacional de Urbanismo ala iniciativa periodistica 2005 do Ministerio de Vivienda. Tem publicado artigos, ministrado cursos e conferências em diversas cidades da Europa, América e Ásia. Foi professor visitante na Architectural Association School of London, bolsista da Academia espanhola de Roma; professor honorário da Universidad Ricardo Palma de Lima e professor convidado ilustre da Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional de Tucumán.

A promoção do evento é da coordenação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter Laureate International Universities, do Núcleo de Projetos Apoio – DOCOMOMO Brasil, do Núcleo DOCOMOMO Sul, e da Livraria do Arquiteto

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →