Arquiteto catalão Josep María Montaner estará em Porto Alegre para o lançamento nacional da obra Arquitectura y Crítica em Latin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O arquiteto catalão Josep María Montaner, doutor e professor de Composição Arquitetônica da Escola de Arquitetura de Barcelona (ETSAB-UPC), estará nesta sexta-feira, em Porto Alegre, para o lançamento do livro Arquitectura y Crítica em Latino América, no Auditório III da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UniRitter, às 10h. Os professores arquitetos Maturino Luz (Coordenador LHTA UniRitter) e Sergio M. Marques (Coordenador Núcleo de Projetos UniRitter), participarão do evento como debatedores.

O Livro Arquitectura y Crítica em Latinoamérica rastreia, em geral, as linhas de pensamento da crítica de arquitetura no contexto latino-americano, centrando-se em alguns dos autores e autoras mais representativos. Mostra como inicia a legitimação do surgimento da arquitetura moderna em cada país, em relação às propostas europeias e norte-americanas e, mais tarde, como se consolidam umas próprias construções da história e das posições teóricas, assim como após a recepção da arquitetura moderna, se realiza sua evolução e superação.

O texto, totalmente novo e inédito, constitui uma continuação do livro Arquitectura y Crítica, publicado pela Editorial Gustavo Gili, cobrindo um vazio e uma dívida pelo altíssimo valor da crítica na América Latina.
O livro se complementa com uma novidade pensada para fazê-lo mais útil e didático: o comentário dos vinte e um livros considerados os mais significativos. A seleção privilegiou os textos mais influentes, com afinidade com aqueles menos acadêmicos e ortodoxos, mais democráticos e sociais, de olhar cosmopolita e aberto ao mundo. Na base do livro, em definitivo, há um diálogo apaixonado entre a cultura da América e Europa.

Josep María Montaner é coordenador, conjuntamente com Zaida Muxí, do Master Laboratorio de La Vivienda del Siglo XXI. Publicou mais de trinta livros, entre eles Después del Movimiento Moderno (1993); La Modernidad Superada (1997); Arquitectura y Crítica (1999); e Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos (2008). Colabora assiduamente com os jornais El país e La Vanguardia, e recebeu o Prêmio Nacional de Urbanismo ala iniciativa periodistica 2005 do Ministerio de Vivienda. Tem publicado artigos, ministrado cursos e conferências em diversas cidades da Europa, América e Ásia. Foi professor visitante na Architectural Association School of London, bolsista da Academia espanhola de Roma; professor honorário da Universidad Ricardo Palma de Lima e professor convidado ilustre da Facultad de Arquitectura de la Universidad Nacional de Tucumán.

A promoção do evento é da coordenação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UniRitter Laureate International Universities, do Núcleo de Projetos Apoio – DOCOMOMO Brasil, do Núcleo DOCOMOMO Sul, e da Livraria do Arquiteto

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →