No dia 17 de agosto o Curso de Arquitetura e Urbanismo, da ULBRA Santa Maria, realizou sua Aula Inaugural do semestre 2010/2. O evento foi uma co-produção do curso com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)- Núcleo Regional de Santa Maria, e trouxe o Arquiteto Emil Bered, que palestrou para um público de aproximadamente 140 pessoas.
Emil Bered é figura referencial na arquitetura gaúcha tanto em termos profissionais, quanto educacionais, e na luta pela classe. Teve profícua produção arquitetônica em toda a sorte de edificações em Porto Alegre e pelo interior do Rio Grande do Sul, ajudando a consolidar a arquitetura de verve moderna no Rio Grande do Sul. Como professor na área de projetos, na UFRGS, auxiliou na formação de gerações de arquitetos enquanto professor influente e cidadão da mais alta índole e respeito. E como presidente do IAB/RS, divulgou as possibilidades e limites da profissão à sociedade, defendendo os interesses de uma arquitetura abrangente e de qualidade, independentemente da classe social ou outras razões, tradicionalmente, segregadoras.
O arquiteto abordou o tema “Metodologia e Nomenclatura”, voltado principalmente aos iniciantes na Arquitetura. Abordou tópicos sobre organograma, sítio, partido geral, caráter, e enfatizou a importância da expressão gráfica, do estudo preliminar e da autocrítica, que segundo ele, deve estar presente em todas as etapas do projeto.
Para Bered os conhecimentos tecnológicos de cálculos e estruturais é de fundamental importância. “A estrutura às vezes é a própria arquitetura”, afirmou ele, usando como exemplo a Catedral de Brasília, uma estrutura com vitrôs em volta. Ao falar sobre projeto executivo, enfatiza que é importante ter cuidado com o detalhamento de escadas e rampas, assim como, com a escolha de esquadrias e coberturas, destaca também a importância do memorial descritivo.
“Arquitetura é arte, criatividade, tecnologia, e deve ser apropriada para o espaço que é projetada, assim como para o seu uso”, afirmou Bered, enfatizando que para isso é preciso de muita leitura e estudo.
Ele apresentou e explicou algumas de suas obras realizadas em Porto Alegre, tais como: EdifícioTanhauser, Edifício redenção, Edifício Faial, Residência Ateliê Iberê Camargo, Garagem Ladeira, Edifício CRT, Residência Haroldo Dias Paiva, Faculdade de Odontologia da UFRGS, Edifício Condado de Luzerme, Edifício Juntas de Conciliação e Julgamento da 4ª Região, entre outras. Falou também de uma importante obra realizada em Santa Maria, o Corintians Atlético Clube, onde trabalhou com a diferença do nível do terreno, lojas no térreo, diretoria com sacada nos pavimentos intermediários e estádio no pavimento superior.
A aula inaugural foi um sucesso. Contou com a participação de acadêmicos da ULBRA e de outras instituições de ensino superior da cidade, professores e egressos do CAU. Também teve a presença do presidente do IAB – Núcleo Regional de Santa Maria, Carlos Seffrin.
Texto e foto: Janice Zalamena – Ass. Imprensa Ulbra