Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquiteto Emil Bered ministra aula inaugural do Curso de Arquitetura de Urbanismo da Ulbra de Santa Maria

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 17 de agosto o Curso de Arquitetura e Urbanismo, da ULBRA Santa Maria, realizou sua Aula Inaugural do semestre 2010/2. O evento foi uma co-produção do curso com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)- Núcleo Regional de Santa Maria, e trouxe o Arquiteto Emil Bered, que palestrou para um público de aproximadamente 140 pessoas.

Emil Bered é figura referencial na arquitetura gaúcha tanto em termos profissionais, quanto educacionais, e na luta pela classe. Teve profícua produção arquitetônica em toda a sorte de edificações em Porto Alegre e pelo interior do Rio Grande do Sul, ajudando a consolidar a arquitetura de verve moderna no Rio Grande do Sul. Como professor na área de projetos, na UFRGS, auxiliou na formação de gerações de arquitetos enquanto professor influente e cidadão da mais alta índole e respeito. E como presidente do IAB/RS, divulgou as possibilidades e limites da profissão à sociedade, defendendo os interesses de uma arquitetura abrangente e de qualidade, independentemente da classe social ou outras razões, tradicionalmente, segregadoras.

O arquiteto abordou o tema “Metodologia e Nomenclatura”, voltado principalmente aos iniciantes na Arquitetura. Abordou tópicos sobre organograma, sítio, partido geral, caráter, e enfatizou a importância da expressão gráfica, do estudo preliminar e da autocrítica, que segundo ele, deve estar presente em todas as etapas do projeto.

Para Bered os conhecimentos tecnológicos de cálculos e estruturais é de fundamental importância. “A estrutura às vezes é a própria arquitetura”, afirmou ele, usando como exemplo a Catedral de Brasília, uma estrutura com vitrôs em volta. Ao falar sobre projeto executivo, enfatiza que é importante ter cuidado com o detalhamento de escadas e rampas, assim como, com a escolha de esquadrias e coberturas, destaca também a importância do memorial descritivo.

“Arquitetura é arte, criatividade, tecnologia, e deve ser apropriada para o espaço que é projetada, assim como para o seu uso”, afirmou Bered, enfatizando que para isso é preciso de muita leitura e estudo.

Ele apresentou e explicou algumas de suas obras realizadas em Porto Alegre, tais como: EdifícioTanhauser, Edifício redenção, Edifício Faial, Residência Ateliê Iberê Camargo, Garagem Ladeira, Edifício CRT, Residência Haroldo Dias Paiva, Faculdade de Odontologia da UFRGS, Edifício Condado de Luzerme, Edifício Juntas de Conciliação e Julgamento da 4ª Região, entre outras. Falou também de uma importante obra realizada em Santa Maria, o Corintians Atlético Clube, onde trabalhou com a diferença do nível do terreno, lojas no térreo, diretoria com sacada nos pavimentos intermediários e estádio no pavimento superior.

A aula inaugural foi um sucesso. Contou com a participação de acadêmicos da ULBRA e de outras instituições de ensino superior da cidade, professores e egressos do CAU. Também teve a presença do presidente do IAB – Núcleo Regional de Santa Maria, Carlos Seffrin.

Texto e foto: Janice Zalamena – Ass. Imprensa Ulbra

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →