Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Equipes das cidades de São Paulo e Curitiba também tiveram projetos premiados durante a cerimônia realizada na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, em Porto Alegre (RS)

 

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias.

Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre. Eles conquistaram o júri pelo domínio técnico e adequação das principais pautas de planejamento e projeto das paisagens. O primeiro lugar levou o prêmio de 50 mil reais, e irá assinar um contrato para realização do projeto executivo, totalizando o valor de R$ 550 mil.

O segundo lugar foi para a equipe formada pelo autor André Augusto Prevedello e o co-autor Estevan Barin Moreira. Integram a equipe os profissionais Marlos Hardt, Leonardo Fanfa Pedroso, Pedro Henrique Barros da Silva, a geóloga Tais Mendes de Freitas Prevedello e o estudante de arquitetura e urbanismo Murian Victor Kegel Dutra. O grupo faz parte do escritório AP Arquitetos – Mendes E Prevedello Arquitetura E Engenharia Ltda, da cidade de Curitiba, no Paraná, e levaram um prêmio de R$ 25 mil.

O terceiro lugar levou a premiação de 10 mil reais e foi conquistado pela equipe do escritório Tempo Arquitetos + Felipe Suzuki e Gabriel Hirata, da cidade de Jundiaí, em São Paulo. Os autores são Augusto Longarine, Felipe Suzuki Ursini, Gabriel Andreoli Hirata e Luiz Sakata. Colaboraram os arquitetos Fernando Mauad, Mateus Silva e Pedro de Borba.

Cerimônia de Premiação

A abertura do evento foi realizada pelo vice-prefeito e Secretário Municipal de Turismo de Gramado, Luia Barbacovi, que deu boas-vindas aos participantes e destacou que os gestores do município têm muito orgulho de estar promovendo um concurso nacional. “Gostaria de saudar a todos os envolvidos no concurso, especialmente aos organizadores aqui presentes. E também aos secretários de Cultura, Meio Ambiente e Planejamento, que irão acompanhar a execução do projeto”, afirmou.

Representantes da equipe promotora (Prefeitura de Gramado) e organização do concurso (IAB-RS). Foto: Larissa Schneider Prefeitura de Gramado

 

Barbacovi destacou, também, a importância da iniciativa em projetos futuros para a cidade. “Para nós, é muito importante essa parceria com o IAB-RS, uma iniciativa inédita para nós, que vai requalificar um dos espaços mais tradicionais da cidade, e que vai se tornar uma referência para outros projetos que temos na área de paisagismo. É uma responsabilidade para nós do Executivo porque Gramado serve como uma referência para diversos municípios brasileiros”, destacou.

“É uma satisfação ímpar estar aqui nesse momento, pois sou um grande admirador dos concursos como forma de contratação. Agradeço ao IAB-RS por essa ação, pela valorização da nossa profissão, e agradeço a todos os colegas que participaram do concurso. Que cada vez mais esse modelo, que se destaca pela transparência, se torne mais comum”, destacou o Secretário de Planejamento e Publicidade, Rafael Bazzan.

O coordenador do Concurso, Marcelo Heck, agradeceu a todos os representantes presentes, e em especial às integrantes da Comissão Organizadora, Jéssica Neves, Elisa Utzig e Mariana Giordani, que atuaram durante os últimos meses na organização do concurso e na seleção das propostas. “Temos uma tradição muito grande na área de concursos, com muito sucesso, respaldada por uma excelente consultoria jurídica. Um concurso é uma modalidade de licitação, completamente democrática e transparente”, ressaltou. Para ele, o momento é de celebração. “Ficamos muito felizes com o número expressivo de inscritos, de todas as regiões do país, e isso representa a diversidade. Hoje é uma noite para celebrar a arquitetura, o urbanismo e a arquitetura da paisagem. E garantir que seja um projeto que atenda às necessidades da prefeitura e da população de Gramado”, disse.

Para Nathalia Pereira Danezi, co-presidente do IAB-RS, a premiação do concurso é definitivamente um dia importante para todos os envolvidos, pois celebra que novas cidades são possíveis. “Em nome do Instituto gostaria de parabenizar a todos por essa iniciativa, agradecer aos participantes, e reforçar que essa é a modalidade de seleção mais benéfica para todos os profissionais, à sociedade, que serão beneficiados com projetos de qualidade. Estamos muito felizes em receber esse evento hoje”, defendeu.

Confira as galerias com o resultado do concurso e as imagens dos projetos vencedores abaixo (clique nas imagens para ampliar), ou visite o site oficial: www.concursolagojoaquina.org.br.

1º lugar: Escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre/RS. Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia.

 

2º lugar: Escritório AP Arquitetos – Mendes E Prevedello Arquitetura E Engenharia Ltda., de Curitiba/PR. André Augusto Prevedello e Estevan Barin Moreira. Integram a equipe:  Marlos Hardt, Leonardo Fanfa Pedroso, Pedro Henrique Barros da Silva, a geóloga Tais Mendes de Freitas Prevedello e o estudante de arquitetura e urbanismo Murian Victor Kegel Dutra.

 

3º lugar: Escritório Tempo Arquitetos + Felipe Suzuki e Gabriel Hirata, de São Paulo/SP. Augusto Longarine, Felipe Suzuki Ursini, Gabriel Andreoli Hirata e Luiz Sakata. Colaboradores: Fernando Mauad, Mateus Silva e Pedro de Borba.

 

 

 

 

Representantes da equipe promotora (Prefeitura de Gramado) e organização do concurso (IAB-RS). Foto: Larissa Schneider Prefeitura de Gramado

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →