Em reunião no dia 23 de junho, a arquiteta Vera Prates, de Torres, e o presidente do IAB-RS, trataram sobre a possibilidade de criação do novo núcleo. Entre os assuntos abordados estiveram o novo momento vivido pela profissão após a criação do CAU e a interiorização do Instituto com objetivo de ampliar a presença do IAB e a participação dos arquitetos nas discussões das cidades. Entre os responsáveis pela iniciativa está também o arquiteto Marcelo Koch e um grupo de colegas da região. A arquiteta e professora Thais Menna Barreto, ex-diretora do IAB-RS e atual diretora da faculdade de arquitetura da Ulbra Torres deverá ser contatada para fazer parte desta iniciativa. Com a abertura do novo núcleo, o IAB-RS já buscará ocupar assento no conselho do Plano Diretor de Torres.
No começo deste ano, foi criado também o núcleo dos Arquitetos no Litoral, que abrange os municípios de Capão da Canoa, Xangri-la e região. De acordo com o presidente do núcleo do IAB no Litoral Norte, Edmundo Francisco, a proposta é discutir temas como formação, valorização profissional, inovação nas formas de atuação, promoção de eventos, além da participação nos Conselhos Municipais da região. “Queremos o desenvolvimento das cidades litorâneas com a participação de toda a sociedade”, destaca o presidente.
A criação de núcleos do IAB-RS no interior do estado é um dos quatro grandes objetivos da atual gestão. “A interiorização tem o objetivo de tornar o IAB-RS mais representativo, além de reforçar a presença organizada dos arquitetos nas principais cidades do interior do estado, qualificando nossa intervenção nos assuntos locais e fortalecendo a imagem da profissão na sociedade”, conclui Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB- RS.