Arquitetos de Torres buscam a criação de mais um núcleo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em reunião no dia 23 de junho, a arquiteta Vera Prates, de Torres, e o presidente do IAB-RS, trataram sobre a possibilidade de criação do novo núcleo. Entre os assuntos abordados estiveram o novo momento vivido pela profissão após a criação do CAU e a interiorização do Instituto com objetivo de ampliar a presença do IAB e a participação dos arquitetos nas discussões das cidades. Entre os responsáveis pela iniciativa está também o arquiteto Marcelo Koch e um grupo de colegas da região. A arquiteta e professora Thais Menna Barreto, ex-diretora do IAB-RS e atual diretora da faculdade de arquitetura da Ulbra Torres deverá ser contatada para fazer parte desta iniciativa. Com a abertura do novo núcleo, o IAB-RS já buscará ocupar assento no conselho do Plano Diretor de Torres.

No começo deste ano, foi criado também o núcleo dos Arquitetos no Litoral, que abrange os municípios de Capão da Canoa, Xangri-la e região. De acordo com o presidente do núcleo do IAB no Litoral Norte, Edmundo Francisco, a proposta é discutir temas como formação, valorização profissional, inovação nas formas de atuação, promoção de eventos, além da participação nos Conselhos Municipais da região. “Queremos o desenvolvimento das cidades litorâneas com a participação de toda a sociedade”, destaca o presidente.

A criação de núcleos do IAB-RS no interior do estado é um dos quatro grandes objetivos da atual gestão. “A interiorização tem o objetivo de tornar o IAB-RS mais representativo, além de reforçar a presença organizada dos arquitetos nas principais cidades do interior do estado, qualificando nossa intervenção nos assuntos locais e fortalecendo a imagem da profissão na sociedade”, conclui Tiago Holzmann da Silva, presidente do IAB- RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →