Os coordenadores das Câmaras de Arquitetura e Urbanismo dos CREAs que constituem a Coordenadoria Nacional (CCEArq) divulgaram esta semana carta enviada ao presidente e aos diretores do CONFEA em apoio ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Os arquitetos salientam que, ao contrário do que os coordenadores das câmaras de engenharia civil manifestaram em carta enviada aos deputados federais, com a criação do CAU a sociedade terá interlocução direta e apropriada para tratar dos assuntos da arquitetura, das edificações, da habitação de interesse social, do urbanismo, das cidades, de seus desafios e de suas soluções.
O manifesto afirma ainda que este novo processo de diálogo que será inaugurado com a criação do CAU permitirá aos cidadãos um novo mecanismo de defesa contra os riscos urbanos, na busca da melhoria dos serviços públicos e das condições ambientais.
O PL do CAU não prevê nenhuma alteração nas atribuições profissionais de arquitetos e urbanistas e de engenheiros, hoje vigentes.
Os arquitetos do CONFEA também afirmam no documento a indignação pela manifestação dos engenheiros e solicitam a abertura imediata de processo de apuração de responsabilidades em relação à Carta da CNCEEC, considerada uma afronta aos direitos legitimamente conquistados por arquitetos e urbanistas.