Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Participaram do ato, o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato, a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira, o promotor de justiça Max Guazzelli e o coordenador geral do concurso e representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, Marcelo Arioli Heck.

O concurso teve inscritos de todas as regiões do país. “Todos os participantes dessa ideia estão de parabéns porque foi um concurso desafiador. Não é fácil fazer um projeto para uma cidade que recebe 8 milhões de visitantes por ano e estamos felizes com o resultado até agora, porque vemos que vai beneficiar toda a população”, destacou o prefeito Nestor Tissot.

A equipe vencedora, composta por Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, conta que o objetivo do projeto era requalificar o parque e entregar um ambiente mais conectado com o entorno. “A gente se sente feliz por ter sido contemplado com o primeiro lugar e vai ser um prazer desenvolver o projeto executivo junto com a equipe da Prefeitura”, disse Diego.

O secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, resumiu o concurso com uma frase do arquiteto catalão Manuel de Solà-Morales: “O mais importante que a arquitetura pode trazer atualmente ao cidadão é o sentimento de pertencimento. É nas cidades, nas boas cidades, que nós vivemos com o sentimento de estarmos compartilhando”.

As pranchas dos projetos vencedores podem ser conferidas neste link.

Com informações da Ascom/PMG.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →