Arquitetura, cultura e identidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Freddy Mamani Silvestre e Claudia Pacheco Araoz falaram sobre a originalidade do trabalho do profissional, bem como da identidade e da resistência do povo boliviano. O evento foi promovido pelo Instituto Cervantes em parceria com o IAB RS e a Bienal do Mercosul, e ocorreu no IAB RS dentro da programação das Quartas no IAB

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional. A gestora e pesquisadora cultural boliviana e diretora da La Plurinacional XXI, Galeria Plurinacional de Arte Contemporânea, Claudia Pacheco Araoz dividiu a fala com Silvestre, ressaltando o contexto político do seu país. O evento foi promovido pelo Instituto Cervantes em parceria com o IAB RS e a Bienal do Mercosul.

Freddy Mamani Silvestre Nasceu em 1971, em Catavi, um vilarejo rural da Bolívia. É descendente do povo andino pré-colombiano aymara. Trabalhou como pedreiro junto com seu pai, e mais tarde estudou engenharia civil e arquitetura. Seu trabalho é marcado por prédios singulares e coloridos, muitos com formatos excêntricos, concebidos a partir de estéticas diversas: arquitetura moderna, barroco latino-americano e chinês, andino, folclórico, futurista, de anime e ficção científica. “Neoandino, essa nova arquitetura, é inspirado em elementos bastante representativos, especialmente no uso das cores dos têxteis andinos e amazônicos. Elementos ancestrais e muito particulares, que são elementos que estamos recuperando dentro dessa nova tendência arquitetônica”, disse.

Crédito: Ricardo Rodrigues

“Minha vida foi bastante dura, e desde pequeno eu sonhava em ser algo na vida. Para mim o mundo era horizontal, e eu pensava que deveria conhecer diferentes lugares se quisesse ser algo. Esse sonho se cumpriu”, relembrou ele, que passou dificuldades na infância, insistindo em uma carreira dita para ricos. “Não queria que a arquitetura, no entanto, fosse parte da elite”, enfatizou.

Em sua fala, Claudia Pacheco Araoz comentou sobre os significados do trabalho de Silvestre. “Essa funcionalidade tem que estar conectada com o comercio, com a vida e com a festa, porque não podemos conceber, a partir de nossa latinoamericanidade, desde nosso processo emancipatório, em que o Bolívia entrou com a nova Constituição, uma vida que esteja desconectada da festa, do comercio e da nossa habitação. E essa é, eu acho, o maior aporte de Freddy a essa visão do futuro de nossos povos, nossas civilizações e das nossas tecnologias”, disse.

A co-presidente do IAB RS, Jéssica Neves, que mediou o encontro, destacou que a arquitetura de Silvestre representa rebeldia. “De fato é preciso ter coragem para quebrar paradigmas. Então o trabalho dele representa a emancipação do seu povo e a sensação de pertencimento”, finaliza.

Crédito: Alfredo Zeballos

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Construção modular na arquitetura foi tema de palestra no IAB RS

Aproximar a indústria da construção com o arquiteto. Esse foi o ponto de partida da palestra “A construção modular na arquitetura”, ministrada por Caroline Minetto, durante mais uma edição das Quartas no IAB. O encontro aproximou profissionais, estudantes e curiosos do tema, no Solar do IAB, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Leia Mais →

A urbanização de periferias no combate à violência

A palestra técnica “A urbanização de periferias no combate à violência”, promovida pelo IAB RS, integrou a programação do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, RS, iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e do Programa RS Seguro. Participaram O arquiteto e urbanista Sérgio Ferraz Magalhães; o Diretor Executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, e da copresicente do IAB RS, Clarice Oliveira.

Leia Mais →

Outras Notícias

Agenda: A construção modular na arquitetura

A arquiteta Caroline Minetto ministrará a palestra “A Construção Modular na Arquitetura”, que tem como objetivo apresentar de forma clara e acessível os fundamentos da construção modular, destacando suas vantagens, desvantagens e exemplos práticos de projetos renomados ao redor do mundo. O evento integra a programação das Quartas no IAB e será realizado no dia 23 de outubro, a partir das 19h30.

Leia Mais →

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →