Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Arquitetura gaúcha em luto com a morte de Demetrio Ribeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O arquiteto e urbanista gaúcho Demetrio Ribeiro faleceu às 16h de do dia 22 de outubro, aos 87 anos, de insuficiência respiratória em decorrência de uma pneumonia. O corpo do profissional que deixou um enorme legado de contribuições à Arquitetura e ao Urbanismo no Brasil e que exerceu a presidência do IAB gaúcho e nacional, está sendo velado no Cemitério São Miguel e Almas e o sepultamento será às 16h desta quinta-feira, dia 23 de outubro. Nascido em Porto Alegre e criado em Alegrete, onde ficou até os 5 anos de idade, Demetrio aos 7 foi para a Europa, voltando à capital gaúcha aos 18 anos, no ano de 1935, quando se comemorava o centenário da Revolução Faroupilha. Estudou na Escola de Arquitetura de Montevidéu, na época em que ainda não existia o curso aqui e em 1943 precisou revalidar o diploma no Rio de Janeiro para poder trabalhar no país, ocasião em que conheceu Oscar Niemeyer. No ano seguinte, começou a trabalhar em Porto Alegre, nas Obras Públicas do Estado, quando José Lutzenberger, que projetou a Igreja São José, dava aulas no curso de Belas Artes. Foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, em 1946, onde lecionou durante muitos anos. Militante comunista, foi cassado em 1964, sobrevivendo do planejamento de pequenas e médias cidades, sem poder assinar seus trabalhos. Uruguaiana, Ita e Panambi são alguns dos municípios que levaram a assinatura do urbanista, que foi reintegrado com a Anistia. Sua obra era baseada na “arquitetura moderna no sentido autêntico, que dá prioridade ao conforto, ao bem-estar e à estética, obtidos com o mínimo de recursos”. Leia o pronunciamento do IAB-DN sobre o falecimento do arquiteto Demetrio Ribeiro (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/indexa175.html?art=276)
Leia o texto biográfico elaborado pelo arquiteto e professor do UniRitter Udo S. Mohr sobre o arquiteto Demetrio Ribeiro (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index50c8.html?art=277)
Leia o pronunciamento do arquiteto Ivan Mizoguchi durante homenagem a Demetrio Ribeiro, proferida em 31 de outubro de 2003, na Reunião nº 23 do Conselho Estadual do IAB-RS. (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index7cb5.html?art=285)
Leia o perfil do arquiteto Demetrio Ribeiro, publicado no Jornal da Universidade em outubro de 2002, e assinado pela jornalista Carla Felten: www.ufrgs.br/jornal/outubro2002/pag11.html (http://www.ufrgs.br/jornal/outubro2002/pag11.html)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →