Arquitetura gaúcha perde um de seus grandes nomes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Arquiteto Charles Renê Hugaud
16 de outubro de 1922 (Pelotas) – 18 de outubro de 2003 (Porto Alegre)
“Excelente arquiteto, grande parceiro e amigo e professor inesquecível”, com essas palavras o arquiteto Cairo Albuquerque da Silva, ex-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, define o colega Charles Renê Hugaud, falecido no sábado, 18 de outubro, em Porto Alegre. Formado no Curso de Arquitetura do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul em 1950, Charles Hugaud estreou no ensino universitário no ano seguinte, quando assumiu interinamente a disciplina de Composição Decorativa na UFRGS. Foi também professor de Desenho no Colégio Estadual Júlio de Castilhos e no Colégio Cruzeiro do Sul. “Fui aluno do Charles no Julinho, em 1964. O entusiasmo dele com a arquitetura era tão grande que acabou convencendo a mim e outros colegas a fazer o vestibular para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS”, lembra Cairo.
Natural de Pelotas, filho de Armando Theophilo Hugaud e Mary Alice Lucas Hugaud, Charles realizou, em 1971, estágio na França sobre o tema Construções Escolares e Universitárias, a convite da Agence pour la Cooperation Technique Industrielle et Economique (ACTIM). No início dos anos 80, junto com Cairo Albuquerque, criou o projeto do prédio sede do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) no Alto Teresópolis, zona sul de Porto Alegre, pelo qual recebeu prêmio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). No UniRitter, lecionou durante 25 anos, tendo sido por um período vice-diretor da FAU.
Arquiteto da Secretaria de Estado das Obras Públicas e Saneamento, participou do grupo de trabalho que elaborou e executou o projeto do Centro Administrativo, bem como da comissão que emitiu parecer sobre a preservação do prédio da Usina do Gasômetro, ao lado de Lina Bo Bardi e Jaime Lerner. Na Secretaria de Cultura, trabalhou em projetos de conservação de museus, entre eles o Júlio de Castilhos, tendo participado também das obras de preservação do Palácio Piratini.
Ao completar 50 anos de carreira, em 2001, recebeu do IAB-RS o Diploma de Reconhecimento ao Mérito de 50 Anos de Atividade Profissional. Na mesma época, recebeu o título de Professor Destaque e designação do seu nome para patrono do Diretório Acadêmico da FAU/UniRitter.
Adriana Schnell
Assessoria de Comunicação do UniRitter
Leia também o depoimento do arquiteto e professor Cairo Albuquerque Silva (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index694c.html?art=274) , grande amigo de Hugaud.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →