Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Artes Visuais no IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 05/09 têm inicio as três novas exposições que vão ocupar a Galeria Espaço IAB até o mês de outubro. Este é o terceiro ciclo de mostras de artes visuais que acontecem no Instituto de Arquitetos do Brasil neste ano e os artistas da vez são Liana Tim, Alenyr Avila e o coletivo Bando de Barro. O coquetel de abertura tem início às 19h30min no Solar do IAB-RS.

No primeiro e no segundo ciclo, em 4 mostras individuais e 2 coletivas, mais de 100 artistas expuseram seus trabalhos no Solar. Selecionadas em edital, as exposições abordam temas variados, que potencializam a reaproximação entre as Artes Visuais, a Arquitetura e o Urbanismo no Rio Grande do Sul.

A galeria Espaço IAB, fundada em 1966, historicamente se consolidou como um lugar de fomentação artística e uma referência da movimentação sociocultural na cidade de Porto Alegre, quando ainda se situava na antiga sede do IAB-RS, na rua Annes Dias. Depois de um período em que ficou fechada, a galeria recentemente retomou seu protagonismo no Solar Conde de Porto Alegre, com a realização de exposições de artistas plásticos, que contam com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.

Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria de arte do Instituto de Arquitetos do Brasil, acesse galeriaespacoiab.blogspot.com

PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES
abertura: 5 de setembro, às 19h30min.
visitação: 6 setembro a 5 de outubro, das 14 às 20h.

OUTRO(S) DE MIM LIANA TIMM
sala negra

A mostra foi idealizada como um site specific para a sala negra do IAB RS. As obras em arte digital, os vídeos e as intervenções poéticas giram em torno das identidades múltiplas que nos habitam. Nossa diversidade, poço sem fundo de uma intimidade suspensa, nos escapa e indaga quem somos ou quantos somos. Mas a importância da resposta se apaga na busca. Uma riqueza de interesses toma lugar e emerge outra interrogação: Quem mais podemos libertar em nós? Mario de Andrade dizia ser apenas trezentos e cinquenta, o mais ele desprezava. OUTRO(S) DE MIM é um exercício gangorra: desconhecer, conhecer, reconhecer o enigma que nos constitui. É o espaço vazio que ultrapassa qualquer interrogação e atinge uma estética atemporal sem passado, presente e futuro. Um lugar novo, porta em si, jamais capturado. Um salto para o poético de cada instante.
Intervenções poéticas: Lenira Fleck, Liana Timm e Graça Nunes (direção)

PINTURAS TECIDAS ALENYR ÁVILA
sala anexa

O trabalho de Alenyr Ávila é composto de pinturas que poderíamos tentar enquadrar dentro de movimentos como o Abstrato Geométrico ou o Neo-construtivismo Abstrato, ou ainda em uma proposta de desmaterialização da matéria. Entretanto o que podemos afirmar é que se trata de uma nova série de pinturas em que transparece uma bela tecelagem de planos e cores, em um jogo rítmico muito particular. O processo de criação da artista passa por diversas etapas: primeiro, a paciente pintura das superfícies; depois vêm os cortes, a dilaceração completa do plano pictórico, reduzido a um amontoado de tiras multicores; por último, a recostrução, um trabalho incessante de entrelaçamentos coloridos, tecendo novas relações de espaço. Ao buscar a linguagem da trama, Alenyr consegue a terceira dimensão, não a de caráter ilusório, como em qualquer obra pictórica, mas a real. O resultado é uma pintura repleta de sombras ‘clandestinas’, que enriquecem o conjunto. A obra de Alenyr nos proporciona um desses encontros reflexivos com a Arte que se dá no cruzamento de dois momentos: o do encerramento de seu processo de criação com a nossa subsequete investigação do seu significado.

NANOCERÂMICA BANDO DE BARRO
sala do arco

O Coletivo de Arte Bando de Barro apresenta a exposição Nanocerâmica 1° Edição, com obras em cerâmica de pequenas dimensões, realizadas por doze artistas. Participam da mostra: Alexandra Eckert, Antônio Augusto Bueno, Cinthia Sfoggia, Cláudia Flores, Eduardo Rick Martins, Lorena Steiner, Maryl Rodrigues, Rodi Núñez, Sabrina Blaschke, Silvia Argemi, Tamir Farina e Tereza Mello. O coletivo constitui-se de professores e de ex-professores do Instituto de Artes da UFRGS, da Feevale e Ulbra, de alunos e ex-alunos, pessoas interessadas em cerâmica. Segundo Ana Flores, “o Bando de Barro é amorfo (os integrantes são inconstantes), volátil e instável (os errantes vão e voltam) e, as vezes, ocioso (quando não temos vontade de fazer nada). O Bando não tem sede real ou virtual, mas sobrevive na nossa imaginação e acontece quando dá aquela vontade de trabalhar. Inicialmente formado por ceramistas, está sempre aberto a propostas marginais ou institucionais, desde que sejam ligeiramente decentes.”

Serviço:
Quarta no IAB – Artes Visuais – Abertura das exposições “Outros de mim”, Liana Timm; “Pinturas tecidas”, Alenyr Ávila e “Nanocerâmica”, Bando de Barro.
Dia 05/09, às 19h30
Solar do IAB (R. General Canabarro, 363)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →