Apresentar o novo espaço cultural da Capital foi o propósito do vice-presidente do IAB-RS, Arq. Iran Rosa ao convidar artistas para uma visita ao Solar do Conde. Na oportunidade ele reafirmou o compromisso da diretoria do Instituto de tornar a sede do IAB referência para a cultura porto-alegrense. “Nós queremos que o IAB retome a posição de marco cultural da cidade e para isso abrimos este espaço. Os artistas e instituições ligadas à cultura podem contatar com o IAB para propor agenda de programação”. O dançarino e coreógrafo Eduardo Severiano analisa que o Solar vem preencher a falta de espaços para atrações culturais. “O IAB tem tudo a ver com isso e oferece agora um novo palco para performances de dança, de circo e de música”.
Adriana Deffenti, cantora e instrumentista destaca o caráter histórico do Solar. ”É um dos três solares que restaram em Porto Alegre, e isso é valioso”. A referência que o IAB tem como entidade ligada à cultura e às artes é outro ponto que Adriana avalia como importante: “No meu papel social de artista, penso que todas as entidades e pessoas ligadas às artes devem apoiar este projeto para que se torne em breve realidade”.

Ex-presidente do IAB RS, Günter Weimer lançou dois livros no Solar
O arquiteto e urbanista, professor e escritor Günter Weimer, lançou duas novas obras no dia 25 de março, em coquetel realizado no Solar do IAB. Weimer, que também presidiu o IAB RS, disponibilizou “O ecletismo e a arquitetura de Porto Alegre” e “O sanitarismo e o urbanismo segundo Saturnino de Brito”.