Uma das metas prioritárias da Diretoria e uma já antiga aspiração do IAB-RS, as obras de restauração do Solar, desenvolve-se dentro do cronograma estabelecido, com um investimento já realizado de aproximadamente R$ 350.000,00. Encontram-se, praticamente, concluídas as retomadas de fundações, os reforços estruturais em concreto nas paredes do casarão, a estrutura metálica do primeiro entrepiso, bem como a recomposição e execução das previstas alvenarias. Na parte do Solar que abrigará a futura sede do IAB, dois terços da estrutura metálica do primeiro piso e da laje de cobertura estão incluídos, assim como restauradas as esquadrias externas.
Cumpre registrar haver a Cia. Siderúrgica Nacional, confirmada a doação de aproximadamente 40 toneladas de aço, material necessário à conclusão das estruturas metálicas do 2º entrepiso e da cobertura do Solar. Vale lembrar entretanto que as obras do “anexo”, que completarão o futuro centro cultural do IAB, ainda não puderam ser iniciadas por falta de patrocinadores. O levantamento e concretização das doações necessárias, são um desafio não só à diretoria do IAB e à seus associados, mas também à todos os arquitetos do Estado, pois, muito mais do que, futura sede do IAB o Solar será a materialização da capacidade de arregimentação de toda classe profissional.

Ex-presidente do IAB RS, Günter Weimer lançou dois livros no Solar
O arquiteto e urbanista, professor e escritor Günter Weimer, lançou duas novas obras no dia 25 de março, em coquetel realizado no Solar do IAB. Weimer, que também presidiu o IAB RS, disponibilizou “O ecletismo e a arquitetura de Porto Alegre” e “O sanitarismo e o urbanismo segundo Saturnino de Brito”.