Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Assistência Técnica à Moradia foi tema no IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

CICLO DESAFIOS URBANOS – POR UM PROJETO DE CIDADE

MORAR COM DIGNIDADE É UM DIREITO DE TODOS
MESA REDONDA: ASSISTÊNCIA TÉCNICA À MORADIA

A arquitetura e o urbanismo são atividades determinantes para a qualidade da vida dos seres humanos, independente da classe social, riqueza ou status. É necessário, portanto, tornar o acesso a estas atividades universal para todos os cidadãos, em benefício da cidade e da sociedade.

Para alavancar a garantia dos direitos constitucionais da moradia digna e do acesso pleno à cidade através da provisão de serviços de arquitetura para todas as classes sociais é que está proposta a Assistência Técnica a Moradia para Famílias de Baixa Renda, promulgada na Lei N°11.888/2008. Após 5 anos da lei, as entidades de arquitetos buscam, junto aos governos locais, estaduais e federal, aos movimentos sociais e demais entidades, encontrar maneiras de efetivar seus benefícios à cidade.

Para ampliar o diálogo sobre esta bandeira, o IAB-RS promove em conjunto com seus parceiros mais um encontro da série Desafios Urbanos a fim de debater o atual estado da Assistência Técnica, os recentes avanços desafios imediatos e as grandes batalhas futuras pela moradia digna.

CONVIDADOS:

Rafael Passos – Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Tema: AT como direito de toda a população e universalização do acesso aos serviços profissionais

Nelson Rosa – Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (SAERGS). Tema: a necessária inclusão do trabalho técnico qualificado na produção de habitação social.

Andréa dos Santos – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Tema: o diagnóstico recente da AT que vem sendo realizada no país (fruto dos seminários regionais e nacional).

César Dorfman – Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Tema: a bandeira histórica da AT, os avanços recentes propiciados pelo CAU e articulação entre as entidades nacionais de arquitetos.

Maria Teresa Peres de Souza – Caixa Econômica Federal (CEF). Tema: implementação da AT como política pública nacional: desafios presentes e avanços acumulados.

Júlio Dorneles – Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS). Tema: a importância do trabalho técnico qualificado nas gestões municipais.

Clóvis Ilgenfritz da Silva – Mediador

Data: Quarta-feira, 13 de março
Hora: 19:30
Local: Solar Conde de Porto Alegre. Rua Gen. Canabarro, 363 – Centro – Porto Alegre – RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →