Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Assistência Técnica às Moradias de Baixa Renda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Assistência Técnica Gratuita é uma luta dos arquitetos há décadas. A implementação da lei que defende a prestação de serviços de arquitetura e urbanismo públicos para a população de baixa renda foi tema de uma reunião realizada entre as entidades representativas dos arquitetos e segue sendo debatida.

A Lei 11.888/2008 prevê a assistência técnica às moradias de baixa renda. A proposta de subsidiar o trabalho de arquitetos e urbanistas para que estes possam atender às camadas mais necessitadas da população já foi realizada anteriormente, em 1970 por exemplo, o Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul organizou um programa específico para prestação de serviços como acompanhamento de obras, projetos e regularização fundiária. Desde 2002, ano em que a Lei foi proposta, as entidades representativas militam para que esta seja corretamente implementada, fato que ainda não ocorreu correta e plenamente, mesmo que tenha sido aprovada em 2008.

Em 2010, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) produziu o Manual de Assistência Técnica para dar vazão a demandas da população e dos arquitetos, voltado ao atendimento universal, enquanto a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) realiza anualmente uma série de seminários regionais que culminam em um Seminário Nacional. Em agosto de 2012, a Comissão de Planejamento do recém estabelecido Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a FNA e o IAB realizaram reunião para discussão do tema, tratando principalmente da defesa unificada da questão por parte das entidades, que parte da criação de um manual em conjunto e de ações integradas junto ao Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

“A arquitetura e o urbanismo são atividades determinantes para qualidade da vida dos seres humanos, independente da classe social, riqueza ou status. É necessário, pois, tornar o acesso a esta atividade universal para todos os cidadãos, em benefício da cidade e da sociedade”, é o que defende o Projeto Piloto de implementação da lei elaborado pelo Grupo de Trabalho de Assistência Técnica do IAB. É, portanto, obrigação do setor público tirar a lei do papel e dar condições aos arquitetos para prestar os serviços técnicos necessários, uma vez que, na própria Constituição Federal estão promulgados os direitos a moradia digna e à cidade com o pleno desenvolvimento das suas funções sociais e que garanta o bem-estar de seus habitantes.

Na reunião, foram propostas ações conjuntas ainda em 2012 para criar o novo Manual e avançar na execução da Lei através de modelos de implantação comum entre as entidades.

Na página inicial do site encontra-se um link para o Manual de Assistência Técnica lançado pelo IAB. Confira: http://issuu.com/iab-rs/docs/iab_manual_at

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →