Assistência Técnica para Habitação Social é Lei

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O projeto havia sido aprovado pelo Senado no dia 5 de dezembro, e é fruto de uma demanda histórica dos arquitetos brasileiros.

Conforme o arquiteto Demetre Anastassakis, ex-presidente do IAB Nacional, “o Direito à Arquitetura pelo qual lutamos, percorrendo todo o país, e que partiu do projeto da ATME – Assistência Técnica à Moradia Econômica, do arquiteto conselheiro do IAB, ex-presidente da FNA, e ex-deputado federal, Clóvis Ilgenfritz da Silva, assumido pelo arquiteto e deputado federal Zezéu Ribeiro, que deu forma final com nossa colaboração,e principalmente da FNA e do colega Angelo Arruda, e ouviu Governo, Entidades, Parlamentares até chegar ao texto agora sancionado pelo Presidente da República”.

Demetre ainda destaca dois colegas que foram grandes lutadores e que, infelizmente, “não viram em vida esta vitória”: Zeca/José Carlos Ribeiro de Almeida e nosso ex-presidente Zeca/José Albano Volkmer, um dos “esteios da luta pelo Direito à Arquitetura”.

Resta agora aos arquitetos brasileiros o enorme desafio de transformar a Lei em uma prática diária em benefício das famílias de baixa renda e em benefício das cidades brasileiras. O papel do IAB será fundamental na construção destas práticas.
Parabéns!

A Assistência Técnica levará o nome de LEI Nº 11.888, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11888.htm) , e pode ser consultada na íntegra no site do Planalto.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →