Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ATHIS Unidade Sanitária: conheça as propostas vencedoras!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco, além do Distrito Federal, representam os estados das cinco propostas vencedoras e das duas menções honrosas do Concurso Público Nacional ATHIS Unidade Sanitária.

Os nomes dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo foram revelados ontem, durante evento que contou com a presença do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) Rafael Passos, da Coordenadora Operacional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Becker e de membros da comissão julgadora do concurso, como a Analista de Programas do ONU-HABITAT, Paula Zacarias. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos apoia institucionalmente o concurso.

“Ficar em casa e lavar as mãos é um problema grave para uma grande parcela da população. Este concurso público faz parte de uma série de iniciativas aprovadas pelo CAU/RS em resposta à pandemia. Agradeço a generosidade dos colegas que sabem que estão doando esses projetos para que possamos replicar e multiplicar no Rio Grande do Sul, onde for necessário atender essas famílias, melhorando e qualificando suas casas, para que elas tenham acesso ao básico para garantir a higiene”, declarou o presidente do CAU/RS. 

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AS PROPOSTAS VENCEDORAS E MENÇÕES HONROSAS

As equipes vencedoras serão contratadas para o desenvolvimento dos Projetos Executivos dos Protótipos de Unidades Sanitárias, os quais servirão como referência para aplicação em iniciativas promovidas pelo CAU/RS, como o Programa ATHIS Causa Saudável e o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro, cujo objetivo é a implementação de ATHIS no Rio Grande do Sul.

Saiba mais
Como parte das medidas de enfrentamento da pandemia e preocupado com as dificuldades enfrentadas pela categoria, o CAU/RS aprovou uma série de iniciativas que reforçam o protagonismo do arquiteto e urbanista neste período, entre as quais o Concurso ATHIS Unidade Sanitária, um desdobramento do programado ATHIS Casa Saudável e ação complementar ao projeto especial Nenhuma Casa Sem Banheiro.

O CAU/RS defende a realização de concursos como forma democrática de ampliar o acesso às oportunidades para profissionais, além de contribuir para a qualificação das propostas finais.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →