Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Esta à venda na Livraria do Arquiteto e na Livraria Cultura o livro AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering , de José Luís Farinatti Aymone e Fábio Gonçalves Teixeira. O livro é publicado pela Artliber Editora e possui 197 páginas. Resumo do Livro Este livro apresenta as principais técnicas e conceitos de Modelamento 3D e Rendering para o AutoCAD 2000i, 2002 e 2004, utilizados na criação dos prédios do Campus Central da UFRGS. Assuntos abordados:
– Visualização 3D: sistemas de coordenadas, vistas ortográficas, perspectiva axonométrica e cônica.
– Modelamento: estruturas de arame, superfícies, regiões e sólidos.
– Rendering: cores, luz, sombra, materiais, cenas, fundo, paisagem e efeitos como transparência, reflexão, refração e relevo.
Os autores
José Luís Farinatti Aymone nasceu em Porto Alegre/RS em 1971. É Engenheiro Civil (1993) pela UFRGS, Mestre (1996) e Doutor em Engenharia (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1998, onde leciona nas disciplinas Informática Aplicada à Arquitetura I e II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao projeto de arquitetura e engenharia, criação de ambientes em realidade virtual e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D.
Fábio Gonçalves Teixeira nasceu em Bagé/RS em 1966. É Engenheiro Mecânico (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Engenharia (1991) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS. É Professor Assistente do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1994, onde ministra as disciplinas Geometria Descritiva III e Informática Aplicada Arquitetura II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao ensino e ao projeto de Engenharia e Arquitetura, no desenvolvimento de ambientes em realidade virtual, no desenvolvimento de software para modelamento tridimensional e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D e Arqui 3D.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →