Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Esta à venda na Livraria do Arquiteto e na Livraria Cultura o livro AutoCAD 3D – Modelamento e Rendering , de José Luís Farinatti Aymone e Fábio Gonçalves Teixeira. O livro é publicado pela Artliber Editora e possui 197 páginas. Resumo do Livro Este livro apresenta as principais técnicas e conceitos de Modelamento 3D e Rendering para o AutoCAD 2000i, 2002 e 2004, utilizados na criação dos prédios do Campus Central da UFRGS. Assuntos abordados:
– Visualização 3D: sistemas de coordenadas, vistas ortográficas, perspectiva axonométrica e cônica.
– Modelamento: estruturas de arame, superfícies, regiões e sólidos.
– Rendering: cores, luz, sombra, materiais, cenas, fundo, paisagem e efeitos como transparência, reflexão, refração e relevo.
Os autores
José Luís Farinatti Aymone nasceu em Porto Alegre/RS em 1971. É Engenheiro Civil (1993) pela UFRGS, Mestre (1996) e Doutor em Engenharia (2000) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1998, onde leciona nas disciplinas Informática Aplicada à Arquitetura I e II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao projeto de arquitetura e engenharia, criação de ambientes em realidade virtual e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D.
Fábio Gonçalves Teixeira nasceu em Bagé/RS em 1966. É Engenheiro Mecânico (1989) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Engenharia (1991) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS na área de Estruturas, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS. É Professor Assistente do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS desde 1994, onde ministra as disciplinas Geometria Descritiva III e Informática Aplicada Arquitetura II. Desenvolve pesquisas em Computação Gráfica Aplicada ao ensino e ao projeto de Engenharia e Arquitetura, no desenvolvimento de ambientes em realidade virtual, no desenvolvimento de software para modelamento tridimensional e simulação computacional do comportamento de estruturas. Ministra cursos de Extensão Universitária em AutoCAD 2D e 3D e Arqui 3D.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →