Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ballets Russos de Monte Carlo em palestras no Centro Cultural CEEE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), com apoio do Curso de Licenciatura em Dança da Ulbra, promove o Ciclo de Palestras com vídeos comentados sobre as importantes contribuições dos Ballets Russos de Monte Carlo. A iniciativa, ministrada pela professor Robert Levonian e a produção executiva de Rony Leal, será realizada de 07 de maio a 04 de junho, sempre aos sábados, das 14h às 17h15min, no auditório Barbosa Lessa, 4º andar do CCCEV, localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

Palestrante do evento, Robert Levonian destaca a importância dos Ballets Russos Diaghilev (1909-1929) para a evolução da dança acadêmica do século XX. Ressalta, no entanto, a contribuição de seus sucessores, os Ballets Russos de Monte Carlo, que ainda carecem de maior compreensão e absorção da crítica em geral. Levonian pretende dialogar sobre esta temática e aprofundar discussões sobre as contribuições de seus importantes coreógrafos, Massine, Lichine e Mille.

Além disso, o professor irá debater sobre a democratização do ballet, como produto de consumo das massas, a partir da influência dos ballets Russos de Monte Carlo. “Esses profissionais contribuiram significativamente para desmitificar e tornar mais popular o ballet, atividade até então apreciada basicamente pelas classes mais abastadas”, afirma.

Robert Levonian é formado em Jornalismo e em Letras, e pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior. Trabalha como professor da História da Dança, na Ulbra, desde 2003. Foi ministrante de oficinas da Casa de Cultura Mário Quintana, em 2009.

Informações e inscrições no CCCEV, localizado pelo telefone (51)3226.7974 ou através do email: secretaria@cccev.com.br. Preço total: R$ 80,00 (50% de desconto para estudantes e idosos). Os certificados de participação serão emitidos pela Ulbra. Programação no site www.cccev.com.br (http://www.cccev.com.br/site/default.asp) ou no blog www.cccev.blogspot.com (http://www.cccev.blogspot.com/) .

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →