Bar do IAB celebra ocupações artísticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tradicional evento da entidade ocorreu no dia 14 de dezembro, no Solar do IAB, e recebeu uma mostra com trabalhos que ocuparam as salas durante o ano de 2024.

No dia 14 ocorreu mais uma edição do Bar do IAB, tradicional evento promovido pelo IAB RS que reúne arquitetos e público em geral amante da cultura. Nessa edição, que integrou as comemorações da Semana do Arquiteto, o destaque ficou por conta de uma mostra cultural envolvendo artistas de diversos suportes que foram selecionados em dois editais de cultura promovidos pela entidade no início de 2024, e que resultou em uma ocupação ao longo do ano nas dependências do Solar. A atração musical Latin Jambu completou a programação.

Os artistas residentes que participarão da mostra são Ane Valls, com a performance artística Divisor de Águas; Sonho de Maio, com o Coletivo Moebius; Solo Experimental, de Felipe Pirovano; a performance Bicho, de Bgirl Naju; uma exposição de obras do Collage POA Coletivo; e a discotecagem da DJ Yasminlove, que atuou por meio de uma live.

“O edital de Ocupação Artística IAB RS nos proporcionou trabalhar, pela primeira vez, um projeto coletivo de grande dimensão. Esse trabalho exigiu planejamento na sua execução, nos desafiando a nos adaptar e a exercitar a colagem além do exercício intuitivo com que a maioria das artistas trabalhava. Com o tema Porto Alegre, criamos um painel modulado de 2m x 0,70m tendo o prédio histórico que nos abrigou como ponto de partida, e utilizamos fotos autorais das artistas”, contaram os integrantes do Collage POA Coletivo, formado por Veronica Daudt, Angélica Estivallet, Adriana Delbrücke Krammes, Cíntia Machado, Juliana Scarrone, Maria Moraes e Marta Schneider da Silva.

  

Na foto acima, a arquiteta e artista Veronica Daudt, ao lado de sua obra individual, conta sobre o processo de ocupação. “Foi um processo completamente diferente para o grupo, de mudar a forma como a gente faz colagem, porque a gente teve que combinar, planejar. Então, a gente fez esse painel grande, sempre juntos, e quando nos ofereceram espaço para expor, a gente viu que tinha a oportunidade de fazer uma observação individual também”, explica. Segundo ela, o tema, a princípio, era a cidade de Porto Alegre, porém o entorno do Solar do IAB, e o próprio edifício histórico, revelaram importantes elementos para as composições, que foram feitas a partir de fotografias autorais.

“A gente trouxe o recorde do Centro Histórico, e detalhes do próprio IAB, os cantinhos. Então tem todo esse processo de fora para dentro e sempre com uma coisa de Porto Alegre. No final, a nossa musa principal foi Porto Alegre, mas o solar virou o nosso foco. Eu sou arquiteta, então essa visão acabou se transportando para as composições”, ressalta.

Felipe Pirovano, que exibiu o Solo Experimental, conta que estudou um processo de criação de movimentações mecânicas e funcionais. “Para isso, criei e cataloguei essas movimentações em formato de vídeo, com a intenção de usá-las como bases do meu solo. Simultaneamente, elaborarei a parte conceitual da construção do solo, buscando referências visuais na dança e nas artes em geral”, explica.

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias