Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

BICENTENÁRIO CONDE DE PORTO ALEGRE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Semana Conde de Porto Alegre – Bicentenário de Nascimento , que transcorre de 9 a 17 de junho, mostra às novas gerações, o período da nossa história em que transitou MANOEL MARQUES DE SOUZA III, o Conde de Porto Alegre. A vida do Conde está profundamente ligada à cidade da qual obteve o título nobiliárquico, ao Estado do Rio Grande do Sul, ao Brasil e a América Latina, durante o século XIX. O Conde nasceu a 13 de junho de 1804, em Rio Grande; e faleceu em 18 de julho de 1875, no Rio de Janeiro. Para contar sua história, abre na próxima quarta-feira, dia 9, às 11 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, a “Exposição Bicentenário de Nascimento do Conde de Porto Alegre”, com a participação da Banda do Comando Militar do Sul. A mostra inclui uma seleção de documentos e tem, como grande atração, a vinda da carruagem do Conde, adquirida em Paris por volta de 1836. Também integra a programação o Concurso de Fotografias “Um Olhar sobre a Estátua do Conde”. Destina-se a amadores e profissionais e premia as primeiras colocadas em cada categoria. A partir do dia 10, as fotos pré-selecionadas ficam expostas e, no dia 13, às 11 horas, são entregues os Troféus alusivos, na Praça Conde de Porto Alegre, próxima ao viaduto da João Pessoa. A estátua, tema do concurso, é a primeira da cidade e foi inaugurada em 1885 pela princesa Isabel na Praça da Matriz, antiga D. Pedro II. Com a República, foi transferida, em 1910 para a Praça Marques de Souza, que então passou a ser denominada de Conde de Porto Alegre. A atividade se insere no programa “Adote Uma Praça”, da SMAM. Regulamento no site www.iab-rs.org.br, formulário de inscrição e entrega de uma foto 30x40cm, até dia 9, no Solar do Conde, sede do Instituto dos Arquitetos – IAB/RS, rua General Canabarro, 363, esquina Riachuelo. O Solar onde morou o Conde de Porto Alegre foi construído antes de 1830 e é tombado como patrimônio cultural do município. Trata-se de um dos três únicos solares remanescentes em Porto Alegre; e está sendo restaurado pelo IAB/RS, que capta recursos através das leis de incentivo à cultura. O lançamento de Concurso de Monografias para profissionais e estudantes de História acontece na mesma solenidade do dia 13, às 11 horas, na Praça Conde de Porto Alegre, com a assinatura do protocolo de intenções entre IAB/RS, Arquivo Público e Universidade Federal de Santa Maria. Na ocasião, a Banda do Comando Militar do Sul brinda os presentes com sua apresentação. No próximo ano, na data dos 130 anos de falecimento do Conde de Porto Alegre, serão conhecidas as monografias premiadas. A assinatura do protocolo de intenções entre IAB/RS, Academia de História Militar terrestre do Brasil e Universidade Federal de Santa Maria para a edição comentada do livro “Conde de Porto Alegre”, de Carlos Maul, Paranhos Antunes e Jaime Ribeiro da Graça, ocorre no dia 13, 17 horas no Colégio Militar de Porto Alegre, avenida José Bonifácio, 363.
No Solar do Conde, sede do IAB/RS, está agendada para dia 17, às 14 horas e 30 minutos, a palestra “O Conde de Porto Alegre”, proferida pelo coronel Luís Ernani Caminha Giorgis, presidente do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Outras palestras estão programadas para serem realizadas no dia 12 de junho, às 9 horas, na União Centenária, no Município de Marques de Souza; e no dia 15 de junho, às 14 horas e 30 minutos no Sobrado dos Azulejos, na cidade de Rio Grande, onde também podem ser conferidas exposições.
O evento “Semana Conde de Porto Alegre – Bicentenário de Nascimento”, promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande Do Sul, tem o apoio:
família José Parreira Ferreira da Silva – bisneto do Conde de Porto Alegre
RS Design Brasil – Arquitetura e Restauro Ltda.
Ass. Nac. Divulgação Nacional da História Política e da Cultura do RGS
Ass.Nacional de História – GT de História Política
Prefeitura de Marques de Souza
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre/ SMAM
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
Memorial do Rio Grande do Sul
Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul
Secretaria do Estado da Cultura
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Colégio Militar
Instituto de Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul
Academia de História Militar Terrestre do Brasil
Comando da 3ª Região Militar

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →