Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

BIENAL B: IAB-RS abriga exposição da mostra.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

2ª Bienal B/2009 Exposição: Arte de Continuidade Artistas: João Drummond e Felipe Drummond Uma idéia, duas vidas, laços fortes, personalidades diferentes e muita criatividade em comum, junte tudo em um espaço impregnado com mais de cem anos de história de nossa cidade. O filho: Felipe Drummond, 24 anos, publicitário e artista plástico. O pai: João Drummond, 52 anos, designer gráfico e artista plástico. Assim revelou-se o conceito da Arte de Continuidade: “Uma obra não pode ser divida em partes claras, ela é ao mesmo tempo completa e incompleta, múltipla dela mesma e intraduzível; a reprodução é a continuidade da forma, da criação como um todo, tem tradução e significados próprios, mas enraizados na sua aura única”. Dia 30 de setembro, revela-se no Centro Cultural do IAB-RS, (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul) no Solar do Conde de Porto Alegre, o conceito Arte de Continuidade, mais uma exposição atrelada à 2º Bienal B/2009. O Salão negro do Solar, nas três semanas que antecederam à exposição, foi transformado em ateliê dos artistas e lá foram desenvolvidas todas as peças desta mostra. Foram semanas de trabalho intenso e prazeroso, uma verdadeira corrida contra o tempo, onde se travaram duelos criativos com aquelas paredes centenárias que, enfim, foram domadas pelos artistas. Para a abertura, em homenagem ao antigo “Bar do IAB”, importante pólo cultural da nossa cidad,e que abrigava as mais democráticas expressões artísticas de sua época, estará funcionando um bar no local, o bar funilaria, dos amigos Mana e Nico. Vocês são nossos convidados para avaliar o resultado desta empreitada artística.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →