Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Brasil desde Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A reitora da UFRGS, Wrana Panizzi, autografa juntamente com outros autores o livro Brasil desde Porto Alegre , que está sendo lançado pela Editora da Universidade às 17h do dia 14 de novembro, no Memorial do Rio Grande do Sul. A obra cria um mosaico sobre o País, realizado por profissionais de várias áreas que mantêm alguma relação com a capital gaúcha, reunindo conferência proferidas em julho passado durante o curso Brasil desde Porto Alegre , realizado em Cáceres, Espanha, a convite do diretor do Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI), Miguel Rojas Mix. Num cuidadoso trabalho da editora da UFRGS, com capa assinada pelo artista plástico Fernando Brasil e CD com versões dos textos para inglês e espanhol, o livro reúne as conferências proferidas em julho passado no curso Brasil desde Porto Alegre , promovido em Cáceres, na Espanha, a convite do diretor do Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI), Miguel Rojas Mix. As palestras, a partir de temas definidos pelo interesse dos europeus em conhecer mais de perto a nossa realidade, abordam história, economia, política, cultura, sociedade, urbanismo, música, futebol e cinema. Assinam os artigos o jornalista Ruy Carlos Ostermann, o economista e psicanalista Enéas Costa de Souza, o ex-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont, os professores da UFRGS César Augusto Barcellos Guazzelli, Elida Rubini Liedke, Enno Dagoberto Liedke Filho, Giba Assis Brasil, João Farias Rovatti, Jusamara Vieira Souza e Liliane Seide Froemming, e os professores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Clara Torres Ribeiro e Pedro Abramo.
Além de sua palestra Brasil, que país é este? , a reitora Wrana Maria Panizzi assina a apresentação da obra que recebeu uma introdução do professor Miguel Rojas Mix intitulada Deus é brasileiro e vive em Porto Alegre .

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →