A reitora da UFRGS, Wrana Panizzi, autografa juntamente com outros autores o livro Brasil desde Porto Alegre , que está sendo lançado pela Editora da Universidade às 17h do dia 14 de novembro, no Memorial do Rio Grande do Sul. A obra cria um mosaico sobre o País, realizado por profissionais de várias áreas que mantêm alguma relação com a capital gaúcha, reunindo conferência proferidas em julho passado durante o curso Brasil desde Porto Alegre , realizado em Cáceres, Espanha, a convite do diretor do Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI), Miguel Rojas Mix. Num cuidadoso trabalho da editora da UFRGS, com capa assinada pelo artista plástico Fernando Brasil e CD com versões dos textos para inglês e espanhol, o livro reúne as conferências proferidas em julho passado no curso Brasil desde Porto Alegre , promovido em Cáceres, na Espanha, a convite do diretor do Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica (CEXECI), Miguel Rojas Mix. As palestras, a partir de temas definidos pelo interesse dos europeus em conhecer mais de perto a nossa realidade, abordam história, economia, política, cultura, sociedade, urbanismo, música, futebol e cinema. Assinam os artigos o jornalista Ruy Carlos Ostermann, o economista e psicanalista Enéas Costa de Souza, o ex-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont, os professores da UFRGS César Augusto Barcellos Guazzelli, Elida Rubini Liedke, Enno Dagoberto Liedke Filho, Giba Assis Brasil, João Farias Rovatti, Jusamara Vieira Souza e Liliane Seide Froemming, e os professores convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Clara Torres Ribeiro e Pedro Abramo.
Além de sua palestra Brasil, que país é este? , a reitora Wrana Maria Panizzi assina a apresentação da obra que recebeu uma introdução do professor Miguel Rojas Mix intitulada Deus é brasileiro e vive em Porto Alegre .
Arquitetura, cultura e identidade
Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.