Confira entrevista do Presidente do IAB RS, Rafael Passos, falando sobre a campanha na Rádio Gaúcha: CLIQUE AQUI
No entanto, o valor total arrecadado deve ser maior. Isso porque ainda não foram contabilizadas as doações obtidas no estande da AVTSM, presente durante a Feisma, nem os valores recebidos em doações realizadas diretamente na tenda permanente de vigília, montada na Praça Saldanha Marinho. Segundo a associação, o balanço final somando doações via plataforma virtual e doações diretas deve ser anunciado na próxima semana.
Ao atingir a meta inicial, as regras da campanha garantem o repasse total do valor à associação. Os recursos conquistados com a colaboração de 959 doadores devem custear a realização de um concurso nacional de arquitetura que selecionará o melhor projeto para Memorial às Vítimas da Kiss.
"Vencemos mais esta etapa do processo de construção do Memorial, que iniciou com a desapropriação do prédio, em julho deste ano. Agora, partiremos para uma nova etapa de captação, que também não terá dinheiro público, mas que contará com todo o apoio da Prefeitura", comemorou o prefeito Jorge Pozzobom.
Para a AVTSM, a sensação é de agradecimento ao apoio recebido. O diretor jurídico da entidade, Paulo Carvalho, destaca a conquista da meta inicial antes do fim da campanha.
“Em nome dos familiares de vítimas, quero fazer um agradecimento a todos que nos ajudaram nessa campanha do Memorial. Faltando um dia para encerrar a primeira fase da campanha, vimos, emocionados, que a solidariedade e o amor falaram mais alto. É esse amor, aos nossos filhos, que está presente no amor de tantos outros. É esse amor que queremos para que ajude para que uma tragédia como essa nunca mais aconteça. Queremos também agradecer a todos aqueles que nos emprestaram suas vozes para que nossas vozes fossem ouvidas”, afirmou Paulo Carvalho.
PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com o IAB RS, o lançamento do concurso nacional de projetos arquitetônicos para o memorial está previsto para ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Depois, as propostas serão avaliadas e o resultado do certame deve ser anunciado em 27 de janeiro de 2018, dia em que a tragédia completa cinco anos. A contratação da equipe que vai trabalhar no projeto vencedor será realizada em fevereiro e a demolição do prédio onde funcionava a boate, localizado na Rua dos Andradas, está programada para iniciar em março do ano que vem.