Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss encerra com valor superior à meta inicial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Com a união e a solidariedade de pessoas, instituições e empresas, a primeira fase da campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss encerrou às 23h59min de sábado (25/11), quando atingiu o valor de R$ 165.275 mil em doações. No entanto, a meta mínima estipulada, no valor de R$ 150 mil, foi conquistada às 23h de sexta-feira (24/11), fato comemorado pelos organizadores do financiamento coletivo: a Prefeitura de Santa Maria, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Confira entrevista do Presidente do IAB RS, Rafael Passos, falando sobre a campanha na Rádio Gaúcha: CLIQUE AQUI

No entanto, o valor total arrecadado deve ser maior. Isso porque ainda não foram contabilizadas as doações obtidas no estande da AVTSM, presente durante a Feisma, nem os valores recebidos em doações realizadas diretamente na tenda permanente de vigília, montada na Praça Saldanha Marinho. Segundo a associação, o balanço final somando doações via plataforma virtual e doações diretas deve ser anunciado na próxima semana.

Ao atingir a meta inicial, as regras da campanha garantem o repasse total do valor à associação. Os recursos conquistados com a colaboração de 959 doadores devem custear a realização de um concurso nacional de arquitetura que selecionará o melhor projeto para Memorial às Vítimas da Kiss.

"Vencemos mais esta etapa do processo de construção do Memorial, que iniciou com a desapropriação do prédio, em julho deste ano. Agora, partiremos para uma nova etapa de captação, que também não terá dinheiro público, mas que contará com todo o apoio da Prefeitura", comemorou o prefeito Jorge Pozzobom.

Para a AVTSM, a sensação é de agradecimento ao apoio recebido. O diretor jurídico da entidade, Paulo Carvalho, destaca a conquista da meta inicial antes do fim da campanha.

“Em nome dos familiares de vítimas, quero fazer um agradecimento a todos que nos ajudaram nessa campanha do Memorial. Faltando um dia para encerrar a primeira fase da campanha, vimos, emocionados, que a solidariedade e o amor falaram mais alto. É esse amor, aos nossos filhos, que está presente no amor de tantos outros. É esse amor que queremos para que ajude para que uma tragédia como essa nunca mais aconteça. Queremos também agradecer a todos aqueles que nos emprestaram suas vozes para que nossas vozes fossem ouvidas”, afirmou Paulo Carvalho.

PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com o IAB RS, o lançamento do concurso nacional de projetos arquitetônicos para o memorial está previsto para ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Depois, as propostas serão avaliadas e o resultado do certame deve ser anunciado em 27 de janeiro de 2018, dia em que a tragédia completa cinco anos. A contratação da equipe que vai trabalhar no projeto vencedor será realizada em fevereiro e a demolição do prédio onde funcionava a boate, localizado na Rua dos Andradas, está programada para iniciar em março do ano que vem.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →