Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana Cultural vai realizar o verdadeiro Natal Gaúcho em janeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A “visita” traz à frente o “mestre”, o “Ajudante” e instrumentos, seguidos do “Contramestre” e “Ajudante”, também com seus instrumentos, pedindo licença para cantar: “Agora mesmo chegamos
na beira de seu terreiro
Para tocar e cantar
Licença peço primeiro…” “Meu senhor dono da casa
Escute com atenção
Vim saudar Deus Menino
Com este terno temporão…” Assim é a saudação ao dono da morada onde chega, na amplidão silenciosa da noite, a Folia de Reis ou Terno de Reis, tradição gaúcho-brasileira. As portas se abrem e os donos da casa recebem os cantadores e os três Reis Magos. Um presépio montado no interior da sala demonstra o espírito natalino e a religiosidade. Cantando sempre o Terno de Reis entoa um Terço de Festa na Noite Santa e alegra a entrega dos presentes feita pelos Reis Magos, àqueles que ali se reúnem. Dentro da casa, na seqüência, executam números populares dando origem a animado baile com “chimarrita”, “tirana”, “tatu” pela noite toda. Então, aparece o “Anjo” anunciando o nascimento de Jesus, juntamente com uma “Multidão de Milícia Celeste e Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade…” A Caravana Cultural levará, por terra em ônibus ou por água, em embarcação, para a intimidade das nossas mais caras tradições onde realizaremos um verdadeiro Natal Gaúcho repleto de surpresas e encantos.
A seguir, fazem os agradecimentos pela acolhida dentro da casa e no terreiro, cantando o “Peditório”, que busca “tirar reses” que é a contribuição para a Festa do Dia de Reis e a festa tem andamento.
Assim transcorrerá o Natal Gaúcho que a Caravana Cultural oferece neste início de janeiro, repleto de surpresas e alegrias.
Uma realização da Caravana Cultural, projeto para educação e preservação do patrimônio cultural
Promoção do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB-RS
Apoio da Secretaria de Estado da Cultura- IGTF, “35”CTG,
Secretaria de Turismo de Barra do Ribeiro
Paixão Côrtes
Família Borghetti
Onde: Recanto Borghetti
Quando: 10 de janeiro de 2004
Quanto: R$ 75,00 (crianças preços especiais, estudantes quites com IAB, também)
Inclui: transporte, alimentação, camiseta da Caravana, livro do Paixão Côrtes, certificado de participação e presente.
Inscrições no Centro Cultural IAB-RS – Solar Conde de Porto Alegre – R. Gen. Canabarro 363. Fone: 3212-2552
Informações: fone 3334-2365 Arq. Martinez, Coordenador do Projeto
+info>> 51 3212-2552 | 3334-2365 | caravanacultural@terra.com.br (mailto:caravanacultural@terra.com.br)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →