Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura de Erechim encerra a programação com grande sucesso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Entre os dias 15 e 17 de novembro, Erechim recebeu a Caravana da Arquitetura, que teve atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focadas no tema “Espaço Público”. O evento é uma realização do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR). A programação aconteceu no Polo de Cultura – Parque da ACCIE e encerrou a programação das Caravanas para este ano.
A programação começou na noite de sexta-feira, dia 15 de novembro, com churrasco de confraternização no Galpão Campeiro da AABB, assado com maestria pelo Dr. Mingotti, pai da presidente do Núcleo Magali Mingotti.
No sábado, dia 16 de novembro, a programação teve início às 10h, com a abertura oficial do evento pelo presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, que destacou o bom resultado das Caravanas e o sucesso das edições anteriores. Após, as atividades iniciaram com a palestra “Espaço Público, Arquitetura e Cidade”, com o professor, arquiteto e urbanista e vice-presidente do IAB RS, Rogério Malinsky, que fez explanação sobre a importância do espaço público e sua relação com a saúde das cidades e da importância de que os espaços sejam pensados e projetados para as pessoas. Para debater o tema participaram o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Guilherme Bruno, e Alexandre Nichetti, atual diretor e candidato a presidente do IAB Núcleo de Erechim. O Professor Guilherme comentou das dimensões “política, estética e erótica” das cidades e a importância da corporalidade nas relações urbanas de convivência e civilidade. O arquiteto Alexandre criticou algumas iniciativas locais, de projetos ou obras em andamento, e principalmente o conceito destes projetos que, mais uma vez, privilegiam a circulação de veículos privados e das oportunidades que os arquitetos locais estão construindo para sensibilizar os gestores públicos e a comunidade sobre alternativas mais adequadas.
Na tarde do sábado, às 14h00, as atividades retomaram com a palestra “Requalificação de Centros Históricos”, ministrada pela Arqª Briane Bicca que apresentou em linhas gerais o Programa Monumenta e suas realizações em Porto Alegre, destacando o projeto para o espaço público na Praça da Alfândega. Os debatedores foram a professora Natália Pereira, da UFFS e Jorge Luis Stocker Jr., da Defender.
Ainda na parte da tarde de sábado os arquitetos Alexandre Nichetti e Hadassa Komka apresentaram os “Conceitos de Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Erechim”, um convênio reunindo diversas instituições –Prefeitura Municipal, Sindilojas, SEBREAE, CDL e IAB. E para encerrar a programação do sábado, às 16h30, aconteceu mesa redonda sobre “Paisagem da Cidade e Patrimônio Histórico” com Telmo Padilha Cesar, presidente da Defender;  a professora Carla Portal, da Universidade de Passo Fundo – UPF; e o arq. Humberto Hickel, vice-presidente do IAB RS, com encerramento do presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva.
Também na tarde de sábado, o secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella recebeu a delegação do IAB composta pelo presidente Tiago Holzmann da Silva, pelo vice Rogério Malinsky e pelo representante do Núcleo Alexandre Nichetti para tratar de assuntos relacionados à concursos públicos. A reunião foi no stand da Prefeitura na FRINAPE – feira regional, industrial e agropecuária do Alto Uruguai, e foi muito produtiva indicando a possibilidade de parcerias futuras para a organização de concursos de projetos de arquitetura e urbanismo.
No domingo, dia 17, às 10h, os participantes da Caravana foram guiados pela arquiteta Roberta Grendene e pelos demais colegas do Núcleo e realizaram passeio pelo Centro Histórico da cidade, iniciado por detalhada visita às obras de restauração do Castelinho, prédio construído entre 1912 e 1915, utilizando refinada tecnologia em madeira, que serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul. O grupo também percorreu a Avenida Mauricio Cardoso contemplando algumas belezas da arquitetura da área central e pode confirmar a qualidade e potencialidade do espaço urbano da avenida e suas largas calçadas e canteiro central, conculindo o percurso na antiga Estação. A programação encerrou-se com almoço no restaurante localizado no Estádio Colosso da Lagoa, outra edificação singular na paisagem cultural da cidade.
A Caravana da Arquitetura é uma promoção do IAB RS com patrocínio do CAU BR e já foi realizada, neste ano de 2013, em Santa Maria, Rio Grande, Capão da Canoa, Torres, Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre. A edição de Erechim teve a organização do Núcleo Erechim do IAB RS e o apoio das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Erechim, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo; DEFENDER – Defesa Civil do Patrimônio Histórico; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU RS; Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE e FRINAPE.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →