Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura em Novo Hamburgo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
No sábado, dia 22 de outubro, o município de Novo Hamburgo recebeu a Caravana da Arquitetura na Fundação Scheffel, no bairro Hamburgo Velho. O evento gratuito teve como tema “Ações Práticas no Patrimônio Histórico Cultural”. A promoção foi do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).
 

Os arquitetos Karen kussler e Jorge Stocker Jr apresentaram o núcleo do IAB RS Vale dos Sinos que está em fase de formação. Os arquitetos relataram sobre como foi o processo de aprovação do projeto de Lei no município que visa preservar o patrimônio histórico da cidade.
 

 
Os arquitetos João Felipe Wallig e Pablo Urquiza apresentaram a palestra “Vila Flores conta sua experiência”, com relatos sobre o projeto que vem ocorrendo no conjunto de edificações de 1928, inserido em área de interesse cultural no 4º distrito de Porto Alegre.

Eles falaram sobre o espaço processual e colaborativo, que desde 2011 foi aberto para a comunidade com a intenção de tornar-se um centro de cultura, educação e economia criativa, de ouvidos abertos para a construção de uma ideia coletiva.

 
Os arquitetos Márcio Lontra e Evelise Menezes, presidente do Núcleo do IAB RS de Rio Grande, falaram sobre “X Prêmio Memória da Arquitetura”, que vem destacando pessoas e instituições que realizam trabalhos em benefício da divulgação, proteção, preservação, restauração, e da revitalização do patrimônio edificado da cidade gaúcha. "A ideia do prêmio é promover a educação patrimonial em geral e estimular outras iniciativas semelhantes", destacaram.

 


A arquiteta Briane Bicca participou do evento fazendo uma análise da situação do patrimônio histórico de Hamburgo Velho, e relatando sua experiência em edificações tombadas de uso privado, que participaram do projeto Momumenta. A arquiteta também explicou aos participantes como funciona o FUNPOA – Fundo Monumenta Porto Alegre, além das possibilidades de financimento para revitalização de patrimônio histórico via Caixa Econômica Federal.

A partir das 13 horas o grupo partiu para um almoço de confraternização pela tradicional HamburgerbergFest. E às 14h30 foi realizada uma visita guiada por Hamburgo Velho e, organizada pela Associação de Moradores do bairro.
 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →