Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Caravana da Arquitetura em Santa Maria tem saldo positivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
 No último final de semana, de 1º a 3 de março, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) realizaram em Santa Maria a Caravana da Arquitetura, com uma série de eventos de interesse dos profissionais e da sociedade, focados no tema da Atribuição Profissional.
A Caravana iniciou na noite de sexta-feira, 01/03, com a mesa redonda sobre “Projeto e Responsabilidade Técnica”. Presidente do IAB-RS e mediador do debate, Tiago Holzmann da Silva levantou questões sobre a importância de pensar o Projeto como um todo: obra, desenho, concepção, orçamento, instalações, desejos do cliente, adequações entorno e manutenção. Ressaltou ainda que atualmente a elaboração do projeto está fragmentada entre especialistas que trabalham isoladamente, sem perceber o todo. Para Tiago, o arquiteto, autor do projeto, está submetido nos dias de hoje a incorporadores, empresários, corretores, proprietários, empreiteiros, especuladores e marqueteiros. O mediador ainda debateu sobre as origens deste problema no ensino, no dia a dia da atuação profissional e na cultura de arquitetura da sociedade.
A mesa, formada por Sheila Comiran, representando a Prefeitura de SAnta Maria, Priscila Quesaba, representando a ULBRA, CarlosSant’Ana, representando o CAU RS, Fábio Muller, representando a UFSM e Daniel Pereyron, representando a UNIFRA, contou com a presença de Haroldo Pinheiro, presidente do CAU Brasil. Haroldo abordou temas relacionados à atividade do arquiteto atualmente e á grande oportunidade de empreender uma verdadeira revolução cultural na profissão dos arquitetos e urbanistas, salientando a importância da criação do CAU.
A mesa se mostrou essencial, acrescentando detalhes pontuais para o debate. Sheila Comiran destacou a importância do projeto urbano e da atuação do arquiteto como gestor público, enquanto Priscila Quesaba alertou sobre as questões de atuação e participação do arquiteto nas decisões políticas. Já Carlos Sant’Ana concluiu que tem melhorado a percepção dos arquitetos  pela sociedade. Fábio Muller salientou que vivemos num momento único de organização profissional e destacou a importância do CAU neste processo. Daniel Pereyron comentou sobre os concursos público como ferramenta de qualificação das obras públicad e contra as licitações de menor preço.
Na manhã de sábado, 02/03, Haroldo realizou a palestra“Atribuição Profissional do Arquiteto e Urbanista”, quando relatou sobre as ações realizadas pelo CAU-BR no ano de 2012 e falou sobre as pretensões para 2013. Entre elas destacou as ações políticas e jurídicas pela garantia das atribuições exclusivas dos arquitetos, a implementação efetiva das várias formas da fiscalização e as definições para o código de ética dos profissionais.
Ainda no sábado, à tarde, ocorreu a reunião do núcleo de Santa Maria com a direção do IAB-RS. No domingo a visita guiada organizada pelo professor Binato, infelizmente precisou ser cancelada devido os transtornos causados pela chuva.
Para o presidente do IAB-RS o saldo da Caravana foi altamente positivo, “levar esta discussão para todo o estado é nossa obrigação, estamos muito satisfeitos com o resultado de Santa Maria e com excelentes expectativas para a próxima, que será em Rio Grande, em abril”, disse. Neste ano ainda serão realizadas as Caravanas da Arquitetura em Torres, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Lajeado, Erechim e Passo Fundo.
 

Por Humberto Hickel

Por Humberto Hickel
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →