Caravana da Arquitetura em Santa Rosa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O IF Farroupilha – Campus Santa Rosa recebeu a Caravana da Arquitetura, promovida na noite da segunda-feira (23), pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Conselho de Arquitetos e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do IF Farroupilha – Campus Santa Rosa. O evento trouxe uma série de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade voltadas ao tema da atuação do arquiteto e a valorização profissional.

A programação iniciou com a abertura da Exposição do Prêmio IAB – RS, que mostra os trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo de diversas instituições de ensino do estado, premiados em 2014. A exposição está aberta à visitação até o dia 10 de junho, no Instituto.

Na sequência, os representantes do projeto Caravana da Arquitetura, a arquiteta Eloise de Brito Mudo e o arquiteto Ednezer Rodrigues Flores, fizeram respectivamente a apresentação do Prêmio IAB – José Albano Volkmer – cujo objetivo é divulgar e estimular a qualidade da produção acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do RS; e da Caravana da Arquitetura, que busca o fortalecimento da IAB – RS no interior do estado através de debates e reflexões acerca da profissão.

O arquiteto Rafael Lorentz, da Bá – Boa Arquitetura, foi o palestrante do evento, discorrendo sobre o tema “A atuação do arquiteto no contexto local: três pontos de vista”. Ele apresentou a produção de seu escritório como demonstração das possibilidades de ação em diferentes cidades e falou da necessidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil. Também comentou sobre a formação acadêmica atual e da importância da formação profissional além da sala de aula.

O debate entre os participantes levantou questões como o envolvimento dos profissionais em políticas públicas e planos diretores, legislação, gestão de escritórios e formação profissional, dentre outros.

O evento, aberto ao público, contou com a presença de arquitetos e profissionais da área de Santa Rosa e região, além dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, alunos do curso Técnico em Edificações, do diretor-geral, Marcelo Lamb, professores e servidores.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →