Entre os dias 3 e 5 de maio o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR) realizaram em Torres a Caravana da Arquitetura, com um conjunto de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focados no tema da atuação do arquiteto e a “Profissionalização da Profissão”. Todos os eventos eram abertos à participação dos interessados e gratuitos.
A programação iniciou na sexta-feira, dia 3, às 19h, no auditório da Ulbra, com “O Arquiteto Incorporador”, palestra dos Arquitetos Marcio Carvalho e Ricardo Ruschel, da smart!, sobre a atuação do arquiteto e urbanista como construtor e transformador da realidade e não somente como projetista (confira aqui). No dia 4 as atividades iniciaram com a Mesa-Redonda “Profissionalização da Profissão” com a participação de representantes das entidades de arquitetos (confira aqui).
Durante a tarde de sábado aconteceu um almoço de confraternização entre os participantes e autoridades locais e a visita guiada pela cidade com um roteiro que destacou a evolução histórica de Torres e seu patrimônio urbano e natural. Entre os locais visitados a fábrica Pultrusão Brasil, fabricante de perfis de fibra de vidro para usos diversos na construção civil. Também visitaram a Igreja, que estava com sem acesso devido obras que não garantiam a segurança dos visitante, e o sítio que fica no entorno. Além do Clube de Golfe e da participação no Festival de Balonismo, onde o IAB-RS foi convidado a participar do estande da Cultural FM, onde o Presidente Tiago Hollzman conversou com a equipe.
No retorno para Porto Alegre, alguns arquitetos passaram para visitar a rampa de Voo Livre e o Mirante do Morro da Borússia, em Osório.
Artigo: “A Cidade Zumbi: especulação e corrupção contra o espaço público e a moradia”
O texto foi escrito pelo arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva e publicado no jornal Matinal, no dia 10 de janeiro de 2025.