Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Carta ao prefeito José Fortunatti

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Exmo. Sr. José Fortunati,
Prefeito Municipal de Porto Alegre,
Inicialmente gostaríamos de cumprimentá-lo pela reeleição e pela expressiva votação recebida que reflete a aprovação de seu governo e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
Acompanhamos com atenção seus primeiros pronunciamentos após a eleição. A sua afirmação de que este será “o seu governo”, assim como o reconhecimento público dos muitos problemas que a cidade ainda deve enfrentar, renova a nossa esperança de que transformações importantes serão implementadas, tendo em vista sua biografia e elogiável dedicação à Porto Alegre.
O IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – é uma entidade de livre associação dos arquitetos, autônoma, apartidária e independente, organizada nacionalmente e com departamentos ativos em praticamente todos os estados da federação. Fundado em 1921 no Rio de Janeiro, o IAB no Rio Grande do Sul completará 65 anos em 2013, atuando nos temas da cidade e da cultura, buscando promover a arquitetura e a profissão do arquiteto e urbanista. Nosso atual presidente nacional é o gaúcho radicado no Rio de Janeiro, arq. Sérgio Magalhães, com uma biografia rica nos temas do planejamento, habitação social, gestão pública e atividade acadêmica.
Participamos ativamente do processo eleitoral elaborando e divulgando o documento "10 pontos por um Projeto de Cidade" (em anexo) que consolida os princípios defendidos pelos arquitetos para a cidade e para a atuação da administração pública. Este documento obteve o apoio unânime das demais entidades de arquitetos do RS (Associação dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA, Sindicato dos Arquitetos do RS – SAERGS, Associação dos Arquitetos de Interiores – AAI) e também do recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU – demonstrando a unidade de pensamento da categoria e também a disposição em colaborar coletivamente com a administração pública.
Este documento foi distribuído nacionalmente pelos demais Departamentos do IAB e pautou a ação dos arquitetos em diversas outras eleições de grandes cidades no Brasil. Em Porto Alegre, tivemos a grata satisfação de realizar o evento “Conversando sobre um Projeto de Cidade” para o qual convidamos todos os candidatos a debaterem os “10 pontos” com os arquitetos. Uma grande e expressiva audiência esteve presente, o que muito nos honrou, e contamos com a presença do Vereador Sebastião Melo, na condição de vice prefeito representando o candidato Fortunati, além dos demais candidatos.
A partir da divulgação do resultado das eleições, o documento “10 pontos para um Projeto de Cidade” passa a servir de referência para as entidades de arquitetos em sua relação com as administrações municipais. Gostaríamos, portanto, de aprofundar uma série de aspectos com o futuro Prefeito, principalmente os temas da reconstrução do planejamento urbano de médio e longo prazos, discussões sobre a mobilidade, qualificação da participação popular, definição do papel da administração pública na elaboração dos projetos urbanos, habitação social e promoção de concursos públicos de arquitetura e urbanismo.
Neste sentido, reforçamos nossa oferta de colaboração com a administração municipal sempre que houver prioridade absoluta ao interesse público. Reafirmamos nossa independência e autonomia esclarecendo que não abriremos mão da crítica, quando esta for necessária, assim como apoiaremos incondicionalmente as iniciativas que, em nosso entendimento, forem positivas para a cidade e a comunidade.
Finalmente, desejamos uma boa administração ao futuro Prefeito, cientes que a parceria entre os arquitetos e urbanistas e a Prefeitura Municipal será, certamente, benéfica para toda a cidade.

Att.
arq. Tiago Holzmann da Silva
Presidente IAB RS – Gestão 2012/2013
Instituto de Arquitetos do Brasil RS
(51) 32122552 – iabrs@iabrs.org.br
www.iabrs.org.br

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →