Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

CAU/RS inicia implantação de escritórios regionais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Está saindo do papel a proposta do CAU/RS de criação de escritórios no interior do Estado para realizar a fiscalização, parcerias técnicas e estratégicas, e o atendimento de profissionais da arquitetura e urbanismo. A iniciativa consta na plataforma da atual gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado (CAU/RS), que contou com o apoio do IAB RS nas últimas eleições, e está em realização pelo plano de trabalho.

O primeiro Escritório Regional do CAU/RS será em Santa Maria. O anúncio ocorreu na última quinta-feira (03/08) em encontro com um grupo de profissionais da região atuantes em escritórios, entidades, professores de faculdades e técnicos municipais. Também foi realizada uma audiência do CAU/RS com o prefeito da cidade Jorge Pozzobom para anunciar o futuro escritório e consolidar diversas parcerias institucionais.

As ações de divulgação da implantação do escritório regional em Santa Maria contaram com a presença do presidente do CAU/RS, Arq. Tiago Holzmann da Silva; de seu vice-presidente, Arq, Rui Mineiro; da conselheira do CAU/RS, Arq. Priscila Terra Quesada, residente e atuante em Santa Maria; do conselheiro do CAU/RS, Maurício Zuchetti; e do chefe de gabinete do conselho, Fausto Loureiro. A presidente do Núcleo do IAB RS em Santa Maria, Arq. Lídia Rodrigues, também servidora do município, acompanhou as atividades.

“Os escritórios regionais são um compromisso da nossa gestão. Representam um reconhecimento aos profissionais que atuam em todo o interior do estado e atendem aos objetivos da gestão de qualificar a atuação e a presença do Conselho, mais perto dos arquitetos e urbanistas gaúchos”, destaca o presidente Tiago Holzmann da Silva.

Para o Presidente do IAB RS Rafael Passos a implantação dos escritórios regionais otimizará e ampliará o elogiado programa CAU Mais Perto. “Importante que tenham a função meramente técnica e administrativa, apoiando as unidades móveis do CAU e oferecendo serviços presenciais aos profissionais".

A escolha de Santa Maria foi aprovada em Plenária do CAU/RS, realizada no final de julho, em atendimento ao relatório de um grupo de trabalho que estudou diversos aspectos para a definição das sedes, como o número de profissionais e de cursos de Arquitetura e Urbanismo existentes na região, por exemplo. Os outros três escritórios serão abertos em Passo Fundo, Caxias e Pelotas que estão contemplados no plano de implantação em andamento.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →