Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Centenário de Demétrio Ribeiro reúne e emociona autoridades e amigos em cerimônia no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Homem, o Arquiteto, o Político. Demétrio Ribeiro foi saudado em cerimônia ocorrida no IAB RS por todos os que, de alguma forma, tiveram contato com pelo menos uma das facetas do arquiteto e urbanista que completaria 100 anos em 1º de setembro de 2016. Falecido em 22 de outubro de 2003, Demétrio deixou um importante legado para a arquitetura gaúcha, com importantes projetos urbanísticos e edificações modernistas, influência de sua diversa formação.

O evento foi composto por duas mesas, uma de autoridades e outra de amigos. Na abertura, estiveram presentes o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a primeira-dama e deputada estadual, Regina Maria Becker; a vereadora Jussara Cony; o presidente do IAB RS, Tiago Holzmann; o presidente do IAB Nacional, Sérgio Ferraz Magalhães; e o presidente o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro.

Tiago Holzmann abriu a cerimônia e saudou a todos os presentes, destacando a importância da homenagem pelo justo reconhecimento da Arquitetura Moderna no Rio Grande do Sul com a assinatura do ato de homologação do tombamento do Colégio Estadual Júlio de Castilhos (“Julinho”) como patrimônio histórico da capital gaúcha. A atual sede do Colégio, inaugurada em 1958, é um projeto de Demétrio em parceria com Enilda Ribeiro, fruto de concurso público.


“Patrimônio não é apenas algo centenário ou bicentenário. Ele pode estar sendo construído hoje, pois representa a história e a arte de uma época. É preciso fazer hoje, tendo em vista as necessidades atuais e também os próximos anos, próximas décadas, assim como fez Demétrio”, ressaltou o presidente do IAB RS.

Em seguida, José Fortunati assinou o ato de tombamento do “Julinho”, iniciativa do IAB RS, que em três meses conseguiu, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Coordenação da Memória da Prefeitura de Porto Alegre, dar início e andamento ao processo. O Prefeito comentou sobre a importância do Colégio na formação de líderes e na excelência que fora o ensino público no Rio Grande do Sul. Também destacou a atuação político-partidária de Demétrio junto ao Partido Comunista Brasileiro.

Haroldo Pinheiro relembrou sua atuação junto ao IAB Nacional, quando pode homenagear Demétrio ainda em vida. O Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil condecora profissionais da área que se destacam por sua atuação em prol do desenvolvimento da Arquitetura no país e foi entregue ao arquiteto e urbanista em janeiro de 2003.

“Além da admiração pessoal, trago o abraço de todos os colegas arquitetos e urbanistas do Brasil. Demétrio era um arquiteto completo, que lutou pela criação de um conselho profissional para a categoria”, relembrou o presidente do CAU/BR.

Desde o final dos anos 50 havia a tentativa de regulamentar a profissão a partir de um conselho específico. O documento, elaborado naquela época, teve a participação de Demétrio e foi matriz para a criação Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal.

A solenidade de abertura do bate-papo com amigos de Demétrio encerrou com uma fala emocionada do presidente do IAB Nacional. “O Júlio de Castilhos era um lugar de formação plena e seu tombamento reconhece o valor da Arquitetura na construção da cidadania. Demétrio e Enilda foram meus professores na Arquitetura e na vida”, destacou Sérgio Magalhães.

Após, houve o descerramento da placa comemorativa ao centenário, que será instalada na sede do IAB RS. Representando o CAU/RS, Clóvis Ilgenfritz, conselheiro da Comissão de Planejamento e Finanças, esteve presente e acompanhou os depoimentos, sendo citado por sua atuação junto às entidades de arquitetos e ao trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas no CAU e no IAB. A neta de Demétrio, Miriam Ribeiro, representou a família e expôs o viés íntimo do Demétrio pai e avô.


(Fontes: Assessorias de Imprensa do IAB RS e CAU/RS)
 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →