Centro de Eventos, sim. Pregão, não.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB RS sempre teve compromisso com a qualidade do ambiente construído e com as melhores práticas de gestão pública em prol destes objetivos, dentre as quais figura como principal instrumento a forma de contratação de serviços de arquitetura, engenharia e outras áreas diretamente relacionadas com a produção do espaço. A atuação conjunta com outras entidades e instituições da área é fundamental para promover ações efetivas neste campo, dado os limites impostos a uma entidade de livre associação como o IAB.

Nas últimas eleições para o CAU/RS apoiamos a Chapa 3, a qual sagrou-se vencedora. Dentre os principais objetivos da plataforma, a qual contou com a contribuição do IAB, está a fiscalização em prol do interesse público e da boa prática profissional, incluindo entre as prioridades  de ação do CAU o enfrentamento às práticas de contratação pública por menor preço , dentre as quais a mais danosa tanto à sociedade quanto aos profissionais está o pregão eletrônico, modalidade utilizada para contratar o Centro de Eventos de Porto Alegre pela Prefeitura. Arquitetura é atividade intelectual, portanto não deveria jamais ser contratada por pregão.

As gestões anteriores do CAU/RS não vinham enfrentando esta realidade. Esta gestão vem colocando em prática mais este ponto de suas propostas. Este não é o primeiro pregão suspenso ou cancelado nestes primeiros meses de gestão, mas talvez seja aquela que tenha gerado maior impacto.

A suspensão do pregão eletrônico do Centro de Eventos pelo TCE partiu de iniciativa do CAU em conjunto com CREA, Sindicato de Engenheiros, Sociedade de Engenharia, Associação de Escritórios de Arquitetura, e IAB.

Não somos, portanto contrários ao Centro de Eventos, consideramos que Porto Alegre precisa deste equipamento, mas sua qualidade arquitetônica pode ser um diferencial para realização de eventos, tornando-o mais competitivo e atrativo local e nacionalmente.

Ainda que este local não seja o melhor, sobretudo do ponto de vista da mobilidade (como ficará em dia de jogo e evento ao mesmo tempo?), consideramos um avanço em relação à proposta original encaminhada pela Administração anterior junto ao Ministério do Turismo. O IAB RS manifestou esta posição em reunião com o Vereador Ricardo Gomes, à época titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, propondo inclusive a realização de Concurso de Projetos, mesmo que organizado pelos próprios quadros da Prefeitura. Em setembro de 2017 já era anunciado o novo local, portanto não cabe alegar que não havia tempo para promover outra modalidade de contratação.

Todos queremos o melhor desenvolvimento da capital e do Estado, a qual, estamos certos, passa por não insistirmos nos mesmos erros do passado. Colocamo-nos mais uma vez a disposição da Administração Municipal para avançar, mas não nos colocaremos passivos ou omissos frente a práticas que já comprovaram sua ineficácia neste sentido.
 

Rafael Passos 
Presidente do IAB RS
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →