Nossas atribuições profissionais – antes detalhadas em resoluções do CONFEA – agora são LEI, e não podem mais ser usurpadas ou suprimidas.
O CAU-BR estará instalado no início de dezembro, e o CAU-RS, antes do Natal. Todos os registros de arquitetos a partir daí serão feitos pelo CAU-RS assim como as RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – que equivalerão à atual ART. O futuro CAU-RS será formado por 21 conselheiros (em função do número de profissionais no estado). Já o CAU-BR será formado por 28 conselheiros eleitos em cada Estado e Distrito Federal.
A eleição para os conselheiros será o primeiro grande evento em que participarão todos os arquitetos registrados no Brasil, uma conquista democrática inegável até para aqueles que sempre foram contrários à nossa independência, aferrados às formas e defeitos do atual sistema Crea/Confea. Se antes apenas entidades e escolas nomeavam seus representantes nos Crea, agora todos poderão votar e ser votados democraticamente, e o CAU pode ser abertamente discutido e aperfeiçoado.
O IAB-RS e diversas entidades estaduais e locais de representação de arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul (AAI, SAERGS, AsBEA e SERGS) elaboraram uma plataforma minuciosamente estudada para a eleição do CAU. Dentro do princípio de manter a unidade na diversidade de origens, foi formada a CHAPA 3, com a adesão de muitos colegas de indiscutível importância que sabem que nossa profissão precisa dar uma virada na condição subalterna que sempre sofreu no sistema multiprofissional.
A CHAPA 3 tem a maior representatividade pela atuação dos seus componentes nas próprias entidades, por contar com destacados profissionais em todos os campos de atuação do arquiteto e urbanista e por representar TODAS AS REGIÕES DO ESTADO. Por esse motivo, forma um grupo que pode afirmar, sem receio de mentir, que irá formar o CAU DE TODOS OS ARQUITETOS GAÚCHOS.
O IAB-RS irá se empenhar pelo sucesso da Chapa 3, que nasceu de nosso compromisso histórico com a implantação do CAU. Tendo o eminente colega Cesar Dorfman como candidato ao Conselho Federal, e a atual coordenadora da Câmara de Arquitetura do Crea-RS, Gislaine Saibro como sua suplente, a Chapa 3 conta ainda com uma nominata extensa de muitos outros colegas conhecidos para compor o CAU-RS.
Reunindo a confiabilidade, a inovação, a experiência, e a histórica defesa dessa bandeira, tanto a plataforma como os nomes envolvidos nesta chapa são por si eloquentes para torná-la a alternativa concreta e viável para a construção do CAU. Precisamos de um Conselho EFICIENTE na sua missão de registro e fiscalização, sem os vícios e defeitos do CREA, e que vá além, zelando para que a arquitetura seja respeitada e valorizada, para que os profissionais sintam no futuro mais orgulho de sua profissão.
Conheça a CHAPA 3 e vote pela sua profissão!
Carlos Alberto Sant’Ana
Arquiteto e Urbanista
Presidente do IAB-RS