O projeto, que está inserido em uma parceria entre o IAB RS e Aliança Francesa Porto Alegre, reuniu admiradores do cinema e da cultura francesa em noite especial.
Fotos: Michel Corvello
O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.
O Cine Francófono é uma oportunidade única para os admiradores da sétima arte explorarem o cinema francófono e sua diversidade, proporcionando um espaço especial em Porto Alegre para amantes e falantes da língua francesa.
Alphaville (1965) é uma obra-prima da Nouvelle Vague que mistura ficção científica, film noir e crítica social. No filme, o agente secreto Lemmy Caution viaja até a cidade futurista de Alphaville para desmantelar um regime autoritário controlado por uma inteligência artificial. Na história, a cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos de seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com o objetivo de encontrar o professor von Braun, criador do Alpha 60, e convencê-lo a destruir a máquina. No percurso, Natacha (Anna Karina), filha do professor, lhe ajuda como guia. Com sua estética inovadora e atmosfera distópica, a obra é um dos grandes marcos do cinema francês.
Conforme a co-presidente do IAB RS, Jessica Neves, “estou muito feliz hoje, por essa noite anunciando essa parceria com a Aliança Francesa, que vai trazer diversos benefícios para arquitetos associados, mas não somente para eles. A gente pretende promover eventos como esse, mostras, exposições, entre outras atividades”, comemora.
Para o diretor da Aliança Francesa Porto Alegre, Jean-Luc Puyau, “a Aliança está comemorando 80 anos de atividade no Rio Grande do Sul. Hoje estivemos aqui no Solar do IAB, um evento dedicado ao cinema francófono. Vimos um filme de Jean-Luc Godard, e fizemos uma atividade bem agradável com o público em língua francesa. Conversamos depois em francês e em português com o público presente. Uma bonita parceria com o IAB e que vai ter essa continuidade de forma regular, tendo eventos aqui em relação à língua francesa”, finalizou.