A Cláudio Vogel é a primeira fabricante de telhas cerâmicas modelo portuguesa do estado do Rio Grande do Sul a receber a certificação de conformidade concedida por uma das mais respeitadas e importantes entidades do país: o INMETRO – Centro Cerâmico do Brasil. Ter certificação hoje em dia significa uma garantia de qualidade. As construtoras costumam exigir e o próprio Código de Defesa do Consumidor recomenda que os produtos estejam de acordo com todas as normas técnicas. A certificação alcançada pela Cláudio Vogel é o resultado da verificação dos processos administrativos e produtivos aplicados para a fabricação da telha portuguesa, acompanhados pela auditora do INMETRO/CCB, durante um período de seis meses. Ao fim desta verificação, a Cláudio Vogel alcançou a pontuação necessária para a certificação do produto, culminando com a entrega da certificação, em evento realizado no dia 27 de janeiro de 2004, no Dado Bier, em Porto Alegre.
Ações adotadas – Para alcançar a pontuação necessária para a conquista da certificação, a empresa dedicou-se a organizar melhor todos os setores, fazer manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, controlar as rotinas administrativas e padronizar o processo produtivo. As principais ações previamente adotadas para a conquista da certificação foram: montar um laboratório de ensaio na produção; fazer ensaios com matéria-prima e produto; organizar e limpar todos os setores; treinar os mestres, contramestres e todos que trabalham na produção; formar uma equipe de auditores internos; fazer auditoria de qualidade e preparar a empresa para ser auditada pelo certificador.
+info>> www.claudiovogel.com.br (http://www.claudiovogel.com.br/)
Artigo: “A Cidade Zumbi: especulação e corrupção contra o espaço público e a moradia”
O texto foi escrito pelo arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva e publicado no jornal Matinal, no dia 10 de janeiro de 2025.