Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Colégio dos Arquitetos do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cumprindo decisão da última reunião do Conselho Superior do IAB-DN, o IAB-RS aprovou a proposta para o Projeto de Lei de criação do Colégio dos Arquitetos do Brasil. Dentre os principais pontos abordados pela proposta, podem ser destacados, de forma sintética nesta edição, os que identificam a natureza e o caráter peculiar dos estudos e debates que se desenvolveram no período de maio a julho no IAB-RS. O texto completo está sendo disponibilizado na página do IAB-RS na Internet, a partir do mês de agosto. Exigência da inscrição dos arquitetos e urbanistas – incluir dispositivos que garantam aos profissionais que estão exercendo a profissão, com ou sem os títulos de arquiteto, de engenheiro arquiteto ou de urbanista, com atribuições em Arquitetura e Urbanismo, na data da promulgação da Lei Federal, assegurados os direitos adquiridos, sendo-lhes exigido inscreverem-se no Colégio dos Arquitetos do Brasil, obrigando-se ao pagamento de taxas ou preços de serviços, bem como anuidades. Inscrição das sociedades e empresas de arquitetos e urbanistas – Estabelecer a obrigatoriedade da inscrição das pessoas jurídicas no Colégio dos Arquitetos do Brasil, mediante o pagamento de taxas ou preços de serviços, mas dispensadas de pagamento de anuidades.
Natureza e organização do Colégio dos Arquitetos do Brasil – Organização privada de prestação de serviço público, não tendo qualquer vínculo funcional ou hierárquico com a Administração Pública, o Colégio dos Arquitetos do Brasil deverá ter personalidade jurídica e forma federativa e por finalidade a de promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a ética e a disciplina em assuntos específicos da profissão, no âmbito oficial em toda a República Federativa do Brasil. A instância federal será constituída pela Assembléia Nacional e pelo Conselho Federal. A instância estadual será constituída pela Assembléia Estadual, pelo Conselho Estadual e pelas Representações e Escritórios Regionais.
Controle interno e externo – além das competências e atribuições dos órgãos colegiados e de administração do Colégio dos Arquitetos do Brasil, em todas as instâncias haverá o controle interno e externo, empreendido pelos Conselhos Fiscais e Auditorias Externas, que serão submetidos aos Conselhos Federal e Estaduais, bem como às Assembléias Federal e Estaduais. Eleições e mandatos – todos os Arquitetos e Urbanistas têm o direito de votar e ser votado, sendo obrigatória a participação em todos os órgãos do Colégio dos Arquitetos do Brasil, tanto nas Assembléias Federal e Estaduais, como nos Conselhos Federal, Estaduais, bem como nas Representações e Escritórios Regionais. As eleições serão realizadas de acordo com o Regulamento Eleitoral, mediante votação obrigatória em cédula única ou sistema eletrônico de todos os inscritos regularmente no Colégio dos Arquitetos do Brasil. Os profissionais que não votarem ou não justificarem o não comparecimento às eleições estarão sujeitos à penalização.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →