Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você consegue chegar rápido ao seu trabalho ou escola? Seu bairro precisa de mais áreas verdes? Você prefere casas ou prédios no seu bairro? Essas e outras questões relacionadas ao crescimento de Porto Alegre serão debatidas na Conferência de Avaliação do Plano Diretor, que o IAB RS marcará presença nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS.

Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

“Porto Alegre enfrenta sérias questões habitacionais, de moradia digna, de mobilidade urbana e de acesso aos serviços e processos participativos. O direito à cidade é também poder transformar a cidade onde se vive. Sabemos que ainda há a restrição para que cidadãos possam se manifestar no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), além da diminuição do poder dos conselhos. Temos então a participação exclusiva de grupos específicos”, critica Clarice Oliveira, co-presidente do IAB RS.

O encontro está dividido em três etapas. No primeiro dia, acontecem 14 palestras, com visões divergentes, sobre os sete eixos temáticos para todos. No segundo dia, os participantes se dividem em salas menores para discutir exclusivamente cada um dos temas. No terceiro dia, todos se reúnem novamente para avaliar e votar os resultados de cada eixo.

No momento da inscrição, o participante pode escolher entre os eixos: Desenvolvimento Social e Cultura; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural (lista de espera); Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana (lista de espera); Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade.

Após, o processo de revisão do plano diretor entra na etapa de sistematização das propostas, quando técnicos da Smamus vão cruzar as informações obtidas a partir dos interesses da população com os dados sobre a cidade, subsidiados pela consultoria contratada. Nesta etapa, haverá vários encontros com a participação da população. Depois de consolidadas as propostas, vem a etapa de elaboração do projeto de lei, audiência pública e envio do texto para o Legislativo.

*notícia com informações divulgadas no site da Prefeitura de Porto Alegre

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →